Portal Brasil

Governo manifesta pesar e presta apoio à família de militar morto no Haiti

Sargento Vicente Medeiros integrava a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) e faleceu no momento em que prestava assistência às populações atingidas pelo furacão Matthew


por Portal Brasil


publicado:
21/10/2016 11h48


última modificação:
21/10/2016 14h29

O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, manifestou “aos familiares e aos colegas” do sargento Vicente Medeiros os sentimentos pela morte do militar, em Les Cayes, no Haiti.

O sargento integrava a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) e faleceu no momento em que prestava assistência às populações atingidas pelo furacão Matthew.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, também manifestou condolências à família do militar. “Foi com tristeza que recebemos a notícia do falecimento do sargento Vicente Medeiros. O governo brasileiro dará toda atenção aos familiares e parentes do militar”, garante.

De acordo com o Itamaraty, em nota à imprensa, a Embaixada do Brasil em Porto Príncipe está trabalhando com a Minustah para facilitar junto às autoridades haitianas as providências de traslado do corpo.

“Ao expressar seu profundo pesar, o governo brasileiro reitera seu compromisso de longo prazo com o Haiti e a Minustah”, diz a nota.

Em Porto Príncipe, o Braengcoy divulgou outra nota de pesar para lamentar “o falecimento do sargento Vicente Medeiros, que servia no HCE/RJ, às 13h30 do dia 17 de outubro, vítima de uma provável parada cardiorrespiratória, enquanto trabalhava no socorro às vítimas do Furacão Matthew na região sudoeste do Haiti”.

Ainda de acordo com o texto, o referido militar foi encontrado desacordado no local de trabalho, na base do contingente brasileiro na cidade de Les Cayes. O sargento recebeu o atendimento da equipe médica local e foi transferido em helicóptero para um hospital militar especializado em Porto Príncipe, porém não resistiu.

Ainda segundo a nota, “antes de ir para a Missão de Paz no Haiti, o sargento Vicente passou por todos os treinamentos previstos, bem como submeteu-se aos exames físicos, médicos e psicológicos exigidos.

Durante todo seu tempo de permanência na Companhia, o referido militar sempre desempenhou suas atividades sem queixas nem nada que o desabonasse.

O texto informa que “serão instaurados os procedimentos investigativos pertinentes, dentro das normas da ONU e do Brasil, com finalidade de esclarecer o ocorrido”.

“Neste momento, a Braengcoy manifesta as condolências à família do sargento Vicente que, cumprindo a missão que a sociedade e o Exército lhe confiou, deu a própria vida, trabalhando para garantir o desenvolvimento e o bem-estar do povo haitiano”, conclui.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Defesa