Portal Brasil

Governo nomeia nova secretária de Promoção da Igualdade Racial

Luislinda Valois é a primeira juíza negra do Brasil e assumirá o comando do órgão. Fundação Palmares também terá novo presidente


por Portal Brasil


publicado:
13/06/2016 16h43


última modificação:
13/06/2016 16h47

O presidente em exercício, Michel Temer, nomeou a desembargadora Luislinda Dias de Valois Santos para o cargo de secretária especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Justiça e Cidadania. A nomeação foi publicada na edição desta segunda-feira (13) do Diário Oficial da União.

Reconhecida por lutar contra o preconceito racial, Luislinda Valois é considerada a primeira juíza negra do Brasil. Foi autora da primeira sentença de condenação por racismo no País, em 1993.

A desembargadora criou, em 2003, o projeto Balcão de Justiça e Cidadania, com o objetivo de facilitar o acesso da população carente aos serviços judiciários. Em 2011, foi promovida, por antiguidade, a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia se aposentando alguns meses depois. Filiada ao PSDB, Luislinda se candidatou ao cargo de deputada federal, em 2014, pela Bahia. 

Fundação Palmantes

Diário Oficial da União também traz a nomeação do economista e administrador Erivaldo Oliveira da Silva para a presidência da Fundação Cultural Palmares. Erisvaldo Oliveira é mestre em economia do setor público e administração pública, especialista em planejamento estratégico e marketing e foi professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil