Portal Brasil

Governo vai apoiar prefeitos de cidades gaúchas atingidas pelas chuvas

Em encontro na semana que vem, ministro da Integração vai orientar municípios sobre procedimentos necessários para obter apoio federal


por Portal Brasil


publicado:
29/12/2015 20h15


última modificação:
29/12/2015 23h12

O Ministério da Integração Nacional vai orientar os municípios atingidos por enchentes no Rio Grande do Sul sobre os procedimentos necessários para obtenção de apoio do governo federal. Na quarta-feira da próxima semana (6), o ministro Gilberto Occhi se reunirá com prefeitos dessas cidades para tratar de temas como liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), acesso aos recursos federais e remanejamento de famílias para unidades do programa Minha Casa Minha Vida.

Gilberto Occhi e o secretário nacional de Proteção de Defesa Civil, Adriano Pereira, viajarão acompanhados de técnicos do MI e de representantes da Caixa Econômica Federal. “A reunião será essencialmente técnica e vai se estender até que todos os esclarecimentos tenham sido feitos”, garantiu o titular da pasta. O evento está previsto para ocorrer no município de Uruguaiana (RS).

“Além de discutir o FGTS e o Minha Casa Minha Vida, já autorizado pela presidenta Dilma Rousseff, estudaremos também o que o governo federal pode fazer para ajudar no restabelecimento dessas cidades, como limpeza dos locais atingidos e recuperação de estradas, bueiros e pontes”, completou.

O ministro já adiantou a necessidade do levantamento de informações para o presidente da Famurs, entidade que representa os municípios do Rio Grande do Sul, e para um representante do Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho, que integra 16 cidades da faixa de fronteira no sul do Estado. Eles foram recebidos por Occhi em Brasília (DF) na segunda-feira (28) e na terça-feira (29), respectivamente.

Segunda viagem

No último sábado (26), o titular do MI e a presidenta da República, Dilma Rousseff, sobrevoaram a região da fronteira oeste do Estado. Na ocasião, Dilma anunciou que o governo federal vai montar uma força-tarefa para resgatar pessoas, restaurar cidades e estradas e retirar moradores dos locais de risco.

Já o secretário Adriano Pereira destacou que o MI enviou ao Rio Grande do Sul, antes mesmo da visita, 4 mil kits dormitórios, 3,2 mil kits de limpeza e 3,2 mil kits de higiene pessoal.

As enchentes atingiram 43 municípios gaúchos, de acordo com dados da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Rio Grande do Sul (Cedec/RS).  Ao todo, o desastre afetou 2.329 famílias. Destas, 1.812 estão desalojadas e 164 desabrigadas.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Integração Nacional