Portal Brasil

Grupo de Trabalho consolida Estratégia Digital do País

Para ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, lançamento de satélite e lei das telecomunicações beneficiam agenda digital


por Portal Brasil


publicado:
09/03/2017 19h05


última modificação:
10/03/2017 10h26

O lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e a modernização da Lei Geral de Telecomunicações vão fortalecer a agenda digital do País e elevar a competitividade econômica. A avaliação é do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que abriu, nesta quinta-feira (9), a primeira reunião do Grupo de Trabalho Interministerial sobre a Estratégia Digital Brasileira (EDB).

“A agenda digital está presente hoje em qualquer canto de qualquer país, qualquer que seja sua dimensão de poder e sua vinculação com a sociedade”, disse Kassab.

Na visão do ministro, o Brasil está atrasado no cenário mundial de políticas de digitalização, mas tem condições de dar um salto de qualidade. “Vamos lançar, ainda em março, o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas, que permitirá ao País oferecer banda larga em todos os cantos do território nacional, com total autonomia”, destacou.

O Grupo de Trabalho (GT) tem, a partir de agora, 60 dias para apontar diretrizes a impulsionar a economia digital e definir as bases da EDB. Ao fim desse período, a proposta será submetida à consulta pública e, posteriormente, enviada como minuta de decreto à Presidência da República.

“O governo precisa manter um diálogo permanente, para que haja troca de ideias e um ganho coletivo na incorporação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agenda digital”, assinalou Kassab.

Retomada

O secretário de Política de Informática do MCTIC, Maximiliano Martinhão, que coordena o GT, classificou a EDB como um caminho relevante para o crescimento nacional.

“Esse trabalho dará oportunidade para o Brasil capturar, por meio da transformação digital, ganhos de produtividade e eficiência, além de benefícios sociais, com a geração de emprego”, afirmou. “E o ministério não está sozinho, porque se trata de um esforço coletivo e articulado, para tentar reunir todas as ações existentes dentro do governo federal, em busca de contribuir para o desenvolvimento da economia digital no País.”

Para o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, a EDB precisa responder ao advento de tecnologias como Internet das Coisas e a quinta geração de conexão sem fio. “Estamos iniciando a implementação de 4G, mas o padrão 5G já se aproxima, anunciado para 2020, e vai exigir do mercado digital uma infraestrutura muito mais delicada”, ponderou.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MCTI