Portal Brasil

IBGE divulga estudo que define geografia de regiões rurais do País

Projeto faz retrato das 104 regiões rurais e incorporou a presença de grandes terras indígenas e unidades de Conservação


por Portal Brasil


última modificação:
30/04/2015 19h36

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta quinta-feira (30), a primeira parte do Projeto Regiões Rurais, que traz uma divisão regional do País a partir do estudo geográfico traçado pela produção agroindustrial no território nacional. O estudo apresenta uma lista com as 104 regiões rurais definidas.

Além de uma visão integrada do espaço rural com os centros urbanos nacionais, o projeto incorporou a presença de grandes terras indígenas e unidades de Conservação, que compõem um complexo aglomerado com características que ultrapassam a produção agropecuária. Isso ocorre, principalmente, nas regiões Norte e Centro-Oeste, com destaque para os estados do Amazonas, Pará, de Mato Grosso, do Acre, Amapá e de Roraima.

Para definir as regiões rurais, o IBGE utilizou conceitos de divisões ou áreas de influência regionais, baseadas em redes. As primeiras definem espaços e uso da terra, enquanto as segundas estabelecem espaços estruturados por funções e fluxos.

No projeto, o IBGE procurou mostrar, de forma inédita, um retrato dessas 104 regiões rurais designadas por uma ou mais cidades classificadas segundo sua importância na rede urbana brasileira, o que permite uma leitura conjugada das regiões identificadas pela pesquisa aos centros urbanos de importância local, regional e nacional.

Na avaliação da pesquisadora do IBGE Adma de Figueredo, o projeto procura traçar uma abordagem mais contemporânea da área rural brasileira, em que a atividade agroindustrial é vista como uma atividade que se articula muito também com os centros urbanos.

“Para fins de planejamento do território brasileiro é importante ter esta visão articulada na medida que tem cidades do interior que vivem basicamente da agricultura, prestando serviços à atividade agrícola”, disse.

Políticas públicas

O estudo tem ainda o objetivo de permitir a elaboração de políticas públicas, subsidiar o sistema de decisões quanto à localização de atividades econômicas, sociais e tributárias, o planejamento, os estudos e  a identificação das estruturas das regiões metropolitanas e outras formas de aglomerações urbanas e rurais.

“Com isso, o Projeto Regiões Rurais constitui a mais recente contribuição ao processo de integração das informações estatísticas geradas no âmbito dos estudos e análises geográficas referentes ao Agro Nacional. 

Nesse sentido, além do objetivo principal de construir uma regionalização do espaço rural brasileiro para servir à divulgação de dados censitários, espera-se, também, contribuir para subsidiar o planejamento territorial do país por meio da escolha e localização de políticas e ações públicas privadas de forma estratégica”, diz o IBGE.

Fonte:

Agência Brasil