Portal Brasil

INSS antecipa pagamento para segurados em Xanxerê (SC)

Medida beneficia 8,6 mil segurados e representa uma injeção de R$ 8,9 milhões na economia do município, atingido por um tornado em abril


por Portal Brasil


publicado:
25/05/2015 18h00


última modificação:
25/05/2015 18h00

Os segurados da Previdência Social da cidade de Xanxerê, em Santa Catarina, terão o pagamento antecipado nesta segunda-feira (25), primeiro dia de depósito da folha de maio. A medida vai beneficiar 8,6 mil segurados e injetar R$ 8,9 milhões na economia do município.

O governo federal decretou estado de calamidade pública decorrente do tornado que devastou a cidade no dia 20 de abril, deixando mais de mil pessoas desabrigadas.

Além da antecipação, os aposentados, pensionistas e outros beneficiários também poderão optar pelo adiantamento do valor de uma renda mensal. Esse benefício extra será devolvido em até 36 parcelas mensais, sem atualização monetária ou juros. Os descontos começam a ser realizados a partir do terceiro mês seguinte ao adiantamento.

Procedimento

Para receber essa renda extra não é necessário ir a uma Agência da Previdência Social (APS). Basta ao segurado formalizar a opção no banco onde recebe o pagamento. Os segurados que fizerem a opção na agência bancária ou nos terminais de autoatendimento dos bancos terão o crédito liberado imediatamente.

Aqueles que fizerem a opção em um correspondente bancário só terão o dinheiro liberado após cinco dias úteis. No caso dos procuradores e representantes legais, só poderão solicitar o adiantamento aqueles que estavam devidamente cadastrados no INSS.

Adiantamento de renda

É preciso assinar o Termo de Opção disponível nas agências bancárias nos correspondentes bancários.

Quem pode requerer

Podem requerer o crédito o próprio beneficiário ou seu procurador ou representante legal, desde que devidamente cadastrado no INSS.

Valor do adiantamento

O adiantamento terá valor igual a uma parcela mensal bruta do benefício a que o segurado tem direito, considerada a competência de maio de 2015.

Quantidade de parcelas

A devolução ocorrerá em 36 parcelas mensais, sem atualização monetária ou juros. Os descontos começam a ser feitos a partir da folha de pagamento de agosto.

Liberação do crédito

O crédito será liberado na mesma data da opção. Nos casos de opções feitas em correspondentes bancários, será liberado em até cinco dias úteis após a formalização da opção.

Quem não tem direito

Quem tem benefício temporário, como auxílio-doença, auxílio-reclusão e salário maternidade.

Fonte:

Ministério da Previdência Social