Portal Brasil

Instituto de Brasília abre 1,4 mil vagas para cursos técnicos

Serão 27 cursos gratuitos em diversas áreas. Inscrições começam no dia 17 de abril, e as aulas terão início no segundo semestre de 2017


publicado:
12/04/2017 10h22


última modificação:
12/04/2017 10h28

O Instituto Federal de Brasília (IFB) vai abrir 1,4 mil vagas em 27 cursos técnicos gratuitos em diversas áreas. As inscrições começam na próxima segunda-feira (17) e seguem até o dia 8 de maio. A seleção será feita por meio de sorteio eletrônico público.

As vagas são para as unidades de Brasília, Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga.
As aulas terão início no segundo semestre de 2017.

São oferecidas vagas nos turnos matutino, vespertino e noturno, em três modalidades. Na primeira, integrada, os cursos técnicos são aliados ao ensino médio, por meio do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja), para estudantes maiores de 18 anos que cursaram apenas o ensino fundamental.

Na modalidade concomitante, o aluno faz o curso técnico no IFB e o ensino médio em outra escola. Esta é voltada para aqueles que já estejam matriculados em outra instituição. Já a terceira, subsequente, é para os estudantes que concluíram o ensino médio e desejam uma qualificação técnica.

Segundo a diretora de Políticas Estudantis do IFB, Ana Carolina Simões, o público atendido pela instituição é composto, na maioria, por estudantes trabalhadores. “Temos uma grande diversidade de alunos de várias regiões de Brasília que têm visto dentro do IFB não só a possibilidade de conclusão do ensino médio, mas de profissionalização.”

Aproximadamente, 60% das vagas oferecidas são destinadas às políticas de cotas para pessoas oriundas de escolas públicas; para negros, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e com baixa renda. As aulas começam no dia 26 de julho.

O quadro de vagas e outras informações podem ser acessados na página do Instituto Federal de Brasília.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Educação