Portal Brasil

Liga que criou a Semana da Pátria completa 100 anos

Liga de Defesa Nacional também contribuiu com ensino do patriotismo e civismo nas escolas e a fortalecer o Dia da Independência


publicado:
01/09/2016 21h30


última modificação:
01/09/2016 21h30

Entre as entidades e organizações que exaltam o patriotismo e o Dia da Independência do Brasil, uma merece destaque por completar 100 anos no próximo 7 de Setembro: a Liga de Defesa Nacional.

Criada em 1916 pelo poeta Olavo Bilac, a Liga tinha na sua fundação a ideia de apoiar o civismo e devotar culto aos símbolos sagrados da Pátria. A inspiração veio da França, onde havia a Liga da Pátria. 

Sem qualquer credo político, religioso ou filosófico, a Liga foi responsável, ao longo desse século, por ajudar a reforçar o significado da data. As ideias de criar a Semana da Pátria e cultuar o Fogo Simbólico da Pátria, por exemplo, são delas. A tradição da chama surgiu em 1937 quando um grupo gaúchos procurava por um símbolo que representasse o ardor patriótico do povo brasileiro. O fogo, que acompanha o homem desde os primórdios da evolução, foi escolhido como símbolo. 

A Pira da Pátria, localizada na Praça dos Três Poderes, em Brasília, foi criada após uma proposta da Liga. Com o monumento, o Fogo Simbólico da Pátria passou a arder permanentemente. Assim, houve uma mudança na solenidade do Fogo Simbólico: ao invés de ir até Brasília partindo de um ponto histórico, ele passou a ser irradiado simbolicamente da capital para todo o País.

Ainda por iniciativa da Liga foi incluído nas escolas o ensino de assuntos ligados ao civismo e ao patriotismo, com ênfase para o canto do Hino Nacional, o culto a Bandeira e o conhecimento da história da Pátria. 

A Liga será homenageada pelos seus cem anos em todo o País, principalmente no Rio Grande do Sul, onde foi criada. A Câmara dos Deputados também deve realizar uma Sessão Solene para relembrar a importância da organização. 

Fonte: Portal Brasil, com informações da Câmara dos Deputados