Portal Brasil

Maior festa alemã no Brasil, Oktoberfest movimenta Blumenau neste mês

Durante 19 dias, visitantes poderão conferir a festa que preserva o folclore, memória e tradições alemãs, por meio de músicas, danças e da gastronomia típica


publicado:
04/10/2017 17h34


última modificação:
04/10/2017 17h47

Para coroar a tradição cervejeira, a cidade de Blumenau (SC) irá celebrar, a partir desta quarta-feira (4), a 34ª edição da Oktoberfest. O evento, que já recebeu 21 milhões de pessoas, responsáveis pelo consumo de 11 milhões de litros de cerveja, deu à cidade o título de Capital Brasileira da Cerveja e garantiu à festa a posição de segunda mais importante do mundo, perdendo apenas para Munique, na Alemanha.

Os 19 dias de atividades (a festa segue até 22 de outubro) preservam o folclore, memória e tradições alemãs. A riqueza cultural da Oktoberfest se revela nas músicas, danças e na gastronomia típica. O turista interage com a cultura germânica por meio de sociedades esportivas, recreativas e culturais como os clubes de caça e tiro, de danças folclóricas, entre outros, que dão o colorido especial ao evento.

As apresentações e os desfiles no centro da cidade e nos pavilhões da festa contagiam os visitantes e moradores com seus trajes típicos. Bandas e fanfarras passam por uma seletiva para desfilar na Oktoberfest. Os turistas, previamente inscritos, também participam dos desfiles com três mil participantes e 15 grupos folclóricos por apresentação.

O Concurso Nacional de Tomadores de Chope em Metro sempre anima o Parque Vila Germânica. A disputa ocorre todas as noites, entre homens e mulheres, maiores de 18 anos, com a participação de blumenauenses e turistas. Vence a competição o concorrente que beber um metro de chope (600 ml), em menos tempo, sem babar e sem tirar a tulipa da boca. Como o objetivo da brincadeira é premiar o mais rápido bebedor, o chope da competição é sem álcool, ou seja, até o motorista da rodada pode participar da disputa.

Origem

A festa de Blumenau foi inspirada na Oktoberfest de Munique, consolidada em 1845 e que atualmente reúne cerca de 10 milhões de participantes. O consumo de cerveja chega a 7 milhões de litros por edição. A origem remonta a um casamento real da Baviera, em 12 de outubro de 1810, comemorado com uma corrida de cavalos. A cerveja, combustível atual da festa, era proibida e só entrou para as comemorações em 1918.

No Brasil, a Oktoberfest de Blumenau teve sua primeira edição organizada em 1984 para ajudar na reconstrução da cidade, que havia sido inundada pelo rio Itajaí. Em 10 dias, o festival reuniu 100 mil participantes. Nas últimas edições foram registradas, em média, 500 mil participantes.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério do Turismo