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Mercosul discute oportunidades turísticas geradas pela Rio 2016

Uma das propostas é garantir ao turista internacional, que possua visto de um dos países do Mercosul, o trânsito livre nas demais nações do bloco


por Portal Brasil


publicado:
08/04/2016 15h00


última modificação:
08/04/2016 15h29

Com foco na realização das Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016, os ministros de Turismo dos países do Mercosul acertaram estratégia para promover o bloco de forma integrada em mercados distantes na ocasião. Durante a 17ª Reunião de Ministros do Turismo do Mercosul, foram discutidas também a criação de uma marca única para o Mercosul e a implementação de medidas que facilitem a circulação dos viajantes internacionais pelos países do bloco.

O documento-síntese do encontro, realizado, nesta quinta-feira (7), em Montevidéu, no Uruguai, aponta os Jogos como uma importante plataforma para mostrar ao mundo os destinos da América do Sul.

“Os Jogos Olímpicos são uma vitrine privilegiada para a divulgação dos destinos turísticos do Mercosul”, afirmou o representante do Ministério do Turismo, Acir Pimenta. “O ganho com os megaeventos é incalculável. E isso ocorre, justamente, porque os grandes eventos ajudam a aumentar e a reforçar a visibilidade de qualquer país em escala global”, completou o presidente da Embratur, Gilson Lira.

Os representantes do turismo brasileiro aproveitaram a oportunidade para convidar os ministros do bloco a visitarem o Brasil no megaevento, que contará com a participação de 206 países, 25 mil profissionais de comunicação e cerca de 500 mil turistas internacionais. De acordo com estimativas do Comitê Olímpico Internacional, aproximadamente 5 bilhões de telespectadores em todo mundo assistirão aos jogos. Nesse sentido, apresentaram um texto referente a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016, que teve o apoio de todos os ministros presentes referente à reunião. 

Na discussão sobre a facilitação para o turismo no Mercosul, entraram em pauta a flexibilização das barreiras físicas e a repactuação das exigências consulares. Uma das propostas é garantir ao turista internacional, que possua visto de um dos países do Mercosul, o trânsito livre nas demais nações do bloco. Entre os países de mercados distantes que poderão receber a promoção integrada do Mercosul estão a China, Coréia do Sul, Singapura, Nova Zelândia e Austrália.

O ministro do Turismo da Argentina, Gustavo Santos, estava entre os participantes do encontro. “Nós apoiamos os Jogos Olímpicos pois será um importante evento para o continente. Sendo ainda importante para as relações bilaterais entre os dois países”, enfatizou. Os argentinos são os turistas que mais visitam o Brasil. Em 2014, conforme dados do Ministério do Turismo, mais de 1,7 milhão estiveram no País.

Documento

A delegação brasileira destacou a importância da realização dos próximos Jogos como oportunidade de promoção internacional do turismo brasileiro e regional. 

De modo a atrair um maior número possível de visitantes durante a Olimpíada, o governo brasileiro adotou medida de facilitação consular, com a isenção de visto para cidadãos de quatro grandes países de tradição olímpica que ainda não tinham sido contemplados com essa medida: Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão, todos grandes emissores de turistas para a América do Sul. 

Mercosul

Criado em 26 de março de 1991, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) é formado por cinco países membros efetivos (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela), cinco associados (Bolívia, Chile, Peru, Colômbia e Equador) e mais dois observadores (México e Nova Zelândia). 

O fluxo turístico dos países do Mercosul é crescente a cada ano. O Brasil é o país que mais recebe estrangeiros entre os parceiros do bloco. Em 2014, foram 6,4 milhões de visitantes. No mesmo período, a Argentina recebeu 5,57 milhões; o Chile, 3,57 milhões; o Uruguai, 2,81 milhões; a Venezuela, 1,08 milhão e o Paraguai, 610 mil.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo