Portal Brasil

Minas Gerais ganha novo roteiro de turismo religioso

Santuários de Nossa Senhora da Piedade e do Caraça integram a rota “Entre Serras”, que distribui um fluxo de 300 mil visitantes ao ano na região


por Portal Brasil


publicado:
20/10/2016 16h28


última modificação:
20/10/2016 16h35

Dois dos maiores atrativos do turismo religioso em Minas Gerais – o Santuário Nossa Senhora da Piedade e o Santuário do Caraça – integram o novo roteiro “Entre Serras: da Piedade ao Caraça”.

Elaborada pela Associação do Circuito Turístico do Ouro (ACO), a rota distribui um fluxo de visitantes de cerca de 300 mil pessoas ao ano por quatro cidades: Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas. O passeio conta com experiências que incluem fé, gastronomia e natureza.

O Santuário da Piedade fica a 16 quilômetros do município de Caeté, a 1.746 metros de altitude. O templo que abriga a Padroeira de Minas Gerais é ideal para quem busca tranquilidade e belezas naturais.

Do alto, é possível apreciar uma das mais belas vistas das montanhas de Minas Gerais. São 360 graus de panorama com a visão de nove cidades: Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

Já o Santuário do Caraça recebe, em média, 70 mil visitantes por ano. Com uma área equivalente a 11,2 mil campos de futebol, o local fica nos municípios de Catas Altas e Santa Bárbara. Lá, o turista encontra trilhas para cachoeiras, tanques e piscinas naturais, antigas construções e grutas.

“O Brasil tem grande potencial de transformar as festas religiosas e populares em um produto turístico sustentável para estimular a atividade no País e fazer com que os brasileiros conheçam cada vez mais nossos atrativos”, avaliou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Saindo de Belo Horizonte é possível ter acesso ao roteiro, tanto de carro (pela BR 381, saída para Vitória) quanto de ônibus ou de trem, desembarcando em Barão de Cocais no trajeto BH  Vitória.

Outra opção é começar o roteiro pelo Santuário do Caraça, saindo de Ouro Preto ou Mariana, com a primeira parada em Catas Altas, onde o Circuito do Ouro mantém um Centro de Informações Turísticas.

O visitante pode optar ainda por fazer a viagem pela estrada de terra ou contratar um receptivo turístico para se deslocar entre as cidades e seus atrativos.

Todos os anos, o turismo religioso movimenta milhões de viajantes no Brasil. O País conta com celebrações com o Círio de Nazaré em Belém (PA), uma das maiores festas religiosas do mundo, que reúne cerca de dois milhões de fiéis no segundo domingo de outubro.

A Romaria a Juazeiro do Norte (CE) chega a receber cerca de dois milhões de devotos de Padre Cícero por ano, além da Romaria à Nova Trento (SC), onde está o Santuário da Madre Paulina, considerada a primeira santa brasileira, com cerca de 20 mil peregrinos por mês.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo