Portal Brasil

Ministério da Justiça propõe pacto pela redução de homicídios

Objetivo é priorizar ações de combate à violência em 81 cidades que registraram quase metade dos homicídios registrados no Brasil no ano passado, em ação entre União, estados e municípios


por Portal Brasil


publicado:
15/10/2015 00h00


última modificação:
19/10/2015 16h14

O Ministério da Justiça está propondo a criação de um pacto ente União, estados e municípios para reduzir em 5% ao ano o número de homicídios dolosos – aqueles nos quais há intenção de matar. “Esse pacto significa todos assumirem uma responsabilidade”, disse a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki. A ideia de construir esse pacto levou em consideração o fato de que 10% dos homicídios ocorridos no mundo no ano passado foram registrados no Brasil, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Conforme o Ministério da Justiça informou nesta quinta-feira (15), foram 46.881 assassinatos no País em 2014, sendo que 48,5% dessas mortes se concentraram em 81 cidades do País. São essas localidades que formam o foco principal da proposta de ação conjunta de combate à violência.

A construção de uma Política de Segurança Pública comum entre governos federal, estaduais e municipais é o objetivo do “Diagnóstico dos Homicídios no Brasil: Subsídios para o Pacto Nacional pela Redução de Homicídios”. O documento foi lançado hoje, com uma radiografia das principais causas de assassinatos no País, o que inclui violência contra a mulher, conflitos entre a sociedade e as polícias militares, ausência de aparelhos sociais do Estado e o tráfico de drogas.