Portal Brasil

Ministro do turismo participa do dia de combate ao Aedes aegypti

Marx Beltrão visitou o município de Junqueiro, em Alagoas, para conscientizar a população sobre a importância da campanha contra o mosquito causador da dengue, zika e chikungunya


por Portal Brasil


publicado:
02/12/2016 16h17


última modificação:
02/12/2016 16h42

Como parte da programação do Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, o ministro do Turismo, Marx Beltrão, visitou o município de Junqueiro (AL) para conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o mosquito causador da dengue, zika vírus e chikungunya.

De Alagoas, o ministro seguiu para Fortaleza (CE). As ações ocorrem em todo o Brasil, com atividades integradas e simultâneas, desenvolvidas em articulação com prefeituras, governos estaduais e população.

Em Junqueiro, a mobilização teve início às 8h e contou com a entrega de quatro carros doados pelo governo federal para auxiliar a gestão estadual no combate ao mosquito.

A Secretaria de Saúde recebeu dois veículos. A Defesa Civil e o município de Girau do Ponciano receberam uma unidade cada. Ao todo, serão distribuídos 150 carros em todo o território nacional.

“Precisamos fazer a nossa parte e temos certeza de que, em parceria com governos de estados e municípios e o apoio da população, podemos vencer essa luta”, disse Marx Beltrão.

Segundo o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, feito pelo Ministério da Saúde em conjunto com os municípios, 24 cidades encontram-se em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika em Alagoas. Desse total, oito municípios estão em risco. Outros 16 estão em alerta e 14 em situação satisfatória. 

A ideia é que, a partir do Dia de Mobilização, todos os segmentos da sociedade dediquem as sextas-feiras à verificação de possíveis focos. É a campanha “Sexta sem mosquito. Toda sexta é dia do mutirão nacional de combate”.

Ceará

Em Fortaleza, o ministro participa do dia de mobilização na escola EEEP Jaime Alencar de Oliveira, no bairro Luciano Cavalcante.

Segundo o LIRAa, 46 cidades do estado do Ceará encontram-se em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika. Desse total, 14 municípios estão em risco e 32 em alerta. Outros 68 estão em situação satisfatória. Fortaleza, a capital do estado, está em situação satisfatória. 

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo