Portal Brasil

Monitoramento registra 50 mil imagens na reserva do Gurupi

Fotografias serão selecionadas para gerar o Wildlife Picture Indes (WPI), índice que indica o estado da biodiversidade na área


por Portal Brasil


publicado:
03/01/2017 15h38


última modificação:
03/01/2017 15h48

A Reserva Biológica do Gurupi, no Maranhão, concluiu o primeiro ciclo de monitoramento anual do protocolo TEAM (Tropical Ecology Assessment & Monitoring Network), com o registro de cerca de 50 mil imagens, principalmente, de aves e mamíferos.

As fotografias serão selecionadas para gerar o Wildlife Picture Indes (WPI), índice que indica o estado da biodiversidade na área.

Em outubro de 2016, foram instaladas 61 armadilhas fotográficas na reserva, que permaneceram em campo por 40 dias. Para colocar as câmeras, a equipe teve de abrir cerca de 60 km de trilhas na mata e percorrer uma distância acumulada de aproximadamente 200 km. 

“A implementação do Protocolo TEAM na Reserva Biológica do Gurupi é importante para conhecer a dinâmica populacional de espécies encontradas, uma vez que a unidade sofre grande pressão da ação humana em seu entorno”, ressalta o pesquisador Alexandre Martins.

O protocolo prevê campanhas anuais na área, o que permitirá a identificação de tendências no estado da biodiversidade frente a flutuações ambientais e pressões antrópicas.

A coleta de imagens ocorreu em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap) e o apoio da Coordenação de Monitoramento da Conservação da Biodiversidade do ICMBio e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).

Também apoiaram esse trabalho os colaboradores Alexandre Martins (Projeto Tamanduá) e Marília Cavalcanti (consultora independente).

Fonte: Portal Brasil, com informações do ICMBio