Portal Brasil

Município do Rio Grande do Norte recebe sistema de dessalinização

Cerca de 1,2 mil pessoas serão beneficiadas na comunidade de Riacho Fechado. Cada família receberá 40 litros de água por dia


por Portal Brasil


publicado:
08/12/2016 11h00


última modificação:
08/12/2016 14h20

A comunidade de Riacho Fechado (RN), a 130 km de Natal, passa a contar, a partir desta sexta-feira (9), com um sistema de dessalinização, que vai proporcionar água de qualidade para o consumo humano.

Cerca de 1,2 mil pessoas serão beneficiadas. Cada família receberá diariamente 40 litros de água. O sistema será inaugurado pelo Programa Água Doce (PAD), coordenado pelo Ministério de Meio Ambiente (MMA).

A professora Zilma Campelo, 43 anos, presidente da Associação Comunitária de Riacho Fechado, é uma das três pessoas capacitadas a operar o sistema de dessalinização no município. Ela conta que o Programa chegou à região em um período muito difícil de seca e que vai melhorar significativamente a vida das pessoas.

“A comunidade está na expectativa para a inauguração. A água é ótima e vai proporcionar melhorias tanto para as pessoas quanto para os animais. É um momento de muita alegria para nós”, disse.

O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, José Mairton Figueiredo, explica que o sistema já está todo implementado e que todos os testes já foram feitos. “Está pronto para ser entregue e toda a comunidade já está mobilizada. Será uma mudança total na vida dessas pessoas. Agora elas terão acesso à água, e água boa”, garante Figueiredo.

Água doce no Rio Grande do Norte

O convênio com o Rio Grande do Norte tem como meta beneficiar 28 mil pessoas por meio da implantação, recuperação e gestão de 68 sistemas de dessalinização na primeira etapa, duas unidades demonstrativas e três unidades movidas a energia solar.

O valor do convênio firmado entre o Ministério do Meio Ambiente e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente foi de R$ 19,9 milhões. Desse total, R$ 11,3 milhões já foram repassados ao estado.

De acordo com o analista de infraestrutura do MMA, Alexandre Saia, a expectativa para o próximo ano é concluir os 68 sistemas de dessalinização previstos na primeira fase do PAD no Rio Grande do Norte. 

Água de qualidade

O Programa Água Doce estabelece uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano, a partir do aproveitamento de águas subterrâneas salobras ou salinas, oferecendo mais uma opção de fonte hídrica para a população do semiárido.

Ele conta com uma rede de cerca de 200 instituições, envolvendo dez estados (Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Piauí e Pernambuco) e parceiros federais.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Meio Ambiente