Portal Brasil

“Não mediremos esforços para retirar famílias das áreas de risco”, diz Occhi

Ministro da Integração afirma que Exército Brasileiro está à disposição do governo estadual para prestar assistência às vítimas dos deslizamentos de terra em Salvador


por Portal Brasil


publicado:
28/04/2015 19h32


última modificação:
28/04/2015 19h51

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, desembarcou em Salvador (BA) nesta terça-feira (28) para reforçar o apoio do governo federal à população atingida pelos deslizamentos de terra provocados pelas chuvas na capital baiana. Occhi afirmou que o governo mobilizou o Exército e não vai medir esforços para retirar as famílias que estão em áreas de risco próximas aos locais atingidos. Os deslizamentos causaram a morte de 15 pessoas. 

 

“A presidenta Dilma Rousseff determinou que todos os esforços fossem colocados à disposição do governo do estado e da prefeitura, inclusive com a ajuda do Exército Brasileiro para retirar essas famílias imediatamente”, afirmou o ministro.  Occhi chegou à capital baiana às 9h e sobrevoou as áreas atingidas na companhia do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, Adriano Pereira, e de técnicos da secretaria.

A equipe identificou os locais em que ocorreram os deslizamentos e as moradias que ainda estão em áreas de risco. O ministro explicou que o foco  está na busca por pessoas desaparecidas e na proteção das famílias que vivem na região. As ações foram definidas em conjunto pelos governos federal e estadual e pela prefeitura. “Nosso trabalho é proporcionar segurança às famílias. Queremos proteger as vidas e evitar novos óbitos”, disse Gilberto Occhi.

 

No final da manhã, o ministro se reuniu com o governador da Bahia, Rui Costa, o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Guimarães Neto, e integrantes dos órgãos envolvidos, como Corpo de Bombeiros, Sedec as defesas civis, estadual e municipal.

O ministro ressaltou a importância do trabalho em conjunto na prevenção, ajudando a evitar que novas moradias sejam construídas em áreas de risco. Gilberto Occhi lembrou que cerca de R$ 300 milhões já foram investidos pelos ministérios da Integração Nacional e das Cidades nos últimos anos em obras de infraestrutura, principalmente de contenção de encostas e de proteção. “Esse trabalho já estava sendo feito”, disse.

   

Ainda segundo Occhi, as equipes envolvidas no trabalho irão sobrevoar as áreas atingidas para diagnosticar e propor soluções de proteção às localidades. “A partir desse momento, teremos mais subsídios para podermos identificar as obras necessárias”.