Portal Brasil

O começo de uma nova era: Diário Oficial da União deixará de ser impresso

Documento passará a existir apenas em meio eletrônico, o que deve gerar economia de R$ 12 milhões ao ano. Recursos serão, em parte, reinvestidos para aperfeiçoar o documento oferecido digitalmente


publicado:
30/11/2017 18h28


última modificação:
30/11/2017 21h25

Uma nova era de modernidade, eficiência e economia começa para a Imprensa Nacional, a partir desta sexta-feira (1º). Desta data em diante, o Diário Oficial da União (DOU) deixa de ser impresso e fica disponível diariamente apenas pela internet, no endereço portal.imprensanacional.gov.br.

Após 155 anos desde o surgimento do DOU impresso, a portaria que determinou o fim das assinaturas e da venda do material foi publicada no próprio jornal, em 25 de outubro. De acordo com o texto, “as assinaturas dos Jornais Oficiais, na versão impressa, passam a ter periodicidade diária ou proporcional, até a data de encerramento da comercialização”.

Atualmente, o Diário Oficial é disponibilizado pela Imprensa Nacional, órgão da Casa Civil da Presidência da República, e é o instrumento de acesso universal e de validação dos atos administrativos do Estado. O documento era diariamente editado, impresso e disponibilizado eletrônica e fisicamente.

“Já circula, no diário impresso, um aviso para os interessados, avisando que a última edição impressa será no dia 30 de novembro. É uma data importante, porque foram 155 anos de DOU impresso”, afirma o coordenador geral de publicação e divulgação da Imprensa Nacional, Alexandre Machado.