Portal Brasil

Oficinas em 12 cidades esclarecem sobre o Prêmio Culturas Populares

Vagas são limitadas por ordem de inscrição; Pernambuco será o primeiro estado a receber os eventos em julho


por Portal Brasil


publicado:
29/06/2017 22h32


última modificação:
29/06/2017 22h32

Processo de inscrições para o Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros será esclarecido em mais 12 oficinas gratuitas e abertas do Ministério da Cultura. Lançado neste mês, o edital vai premiar, com R$ 10 mil, 500 iniciativas culturais que valorizem a cultura popular brasileira.

Interessados podem se inscrever e conferir os endereços e datas no site da pasta. As vagas são limitadas por ordem de inscrição. O primeiro estado a receber as oficinas em julho é Pernambuco: dia 1 de julho haverá encontro em Olinda, dia 2, em Carpina, e dia 3, em Ilha de Itamaracá.

Em seguida, é a vez da Paraíba, com oficinas em João Pessoa, no dia 3; e em Conde e Pombal, no dia 4. Em 5 de julho, o encontro ocorre em Natal (RN); no dia 6, em Porto Alegre (RS); no dia 7, em São Paulo; no dia 8, em Nilópolis e Queimados, na Baixada Fluminense (RJ); e no dia 14, em Joinville (SC).

Em junho, o ministério promoveu oficinas em Belo Horizonte, Belém e no Rio de Janeiro.

Prêmio

O Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros vai selecionar 500 iniciativas que fortaleçam as expressões culturais populares brasileiras, retomando práticas populares em processo de esquecimento e que difundam as expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem.

Cada candidato poderá apresentar apenas uma iniciativa para a seleção. As inscrições, abertas até 28 de julho, poderão ser feitas pela internet ou por via postal. Em caso de inscrição online, a documentação prevista no edital deverá ser preenchida, assinada e anexada ao Sistema de Acompanhamento às Leis de Incentivo à Cultura – SalicWeb.

Exemplos das iniciativas são o Cordel, a Quadrinha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros. Só não estão incluídas Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, Hip Hop e Capoeira, por já serem objeto de editais específicos.

Fonte: Ministério da Cultura