Portal Brasil

Órgãos públicos participam de compra conjunta de equipamentos de informática

Por meio do pregão eletrônico, podem ser adquiridos desktops, monitores e notebooks


por Portal Brasil


publicado:
13/12/2016 18h05


última modificação:
14/12/2016 10h38

Por meio do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), mais de cem órgãos públicos realizam ação conjunta para a compra de equipamentos de informática, como desktops, monitores e notebooks.  A operação denominada Intenção de Registro de Preço (IRP) está prevista para acontecer no dia 19 de dezembro. 

 O valor estimado para a contratação de 106.977 itens é de R$ 240 milhões. De acordo com Marcelo Pagotti, secretário de Tecnologia da Informação do MP, ao comprar mais itens de uma vez, o governo ganha em escala, o preço final da aquisição é menor e esta é a principal vantagem da compra conjunta.

“Substituir estes dispositivos é uma demanda antiga dos órgãos, iniciado ainda em 2014. A compra conjunta de equipamentos gera uma economia processual, pois não será necessário realizar 119 licitações e também gera uma redução dos custos da administração pública.”

Outro benefício direto da aquisição está na melhor prestação de serviços públicos. “Os novos equipamentos impactarão no trabalho dos servidores, no atendimento ao cidadão e, dessa forma, em melhores serviços governamentais”, defende Pagotti. 

O pregão eletrônico pode ser acompanhado por todos os cidadãos no Portal de Compras Governamentais

Órgãos participantes 

A maior parte dos órgãos federais participantes são de Brasília. Entre eles estão o próprio Ministério do Planejamento e também os ministérios da Justiça e Cidadania; e Indústria, Comércio Exterior e Serviços; Advocacia-Geral da União (AGU); e Defensoria Pública da União. 

Outros órgãos ou entidades públicas poderão fazer a adesão à Ata de Registro de Preço que será criada após o processo.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Planejamento