Portal Brasil

País celebrou o Dia do Exército nesta terça-feira

Comemoração remete à 1° Batalha dos Guararapes, em 19 de abril de 1648, marca da luta contra a dominação holandesa


por Portal Brasil


publicado:
19/04/2016 20h30


última modificação:
20/04/2016 00h52

O Dia do Exército foi comemorado nesta terça-feira, 19 de abril. A celebração remete à 1° Batalha dos Guararapes, em 19 de abril de 1648, marca da luta contra a dominação holandesaPara marcar a data, foi realizada na manhã de hoje cerimônia cívico-militar, com a imposição da medalha Exército Brasileiro. Em Brasília, a cerimônia foi realizada no Quartel-General do Exército, no Setor Militar Urbano.

“Ao escolher Guararapes como marco fundador da Força Terrestre, o Exército Brasileiro, por influência de um pernambucano, general Zenildo Zoroastro de Lucena, enalteceu a data como pedra basilar da Instituição e como alicerce da nacionalidade brasileira”, disse o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, no Dia do Exército Brasileiro (EB).

Para o ministro Aldo, a valorização da tarefa histórica da Força está relacionada a dois fatores fundamentais para que a defesa seja condizente com a geografia, a economia e as responsabilidades geopolíticas do Brasil: “O primeiro corresponde às condições materiais, aos meios indispensáveis para que as Forças Armadas cumpram a sua missão constitucional com segurança. O segundo é o das condições espirituais do exercício de nossa missão de Defesa, que motivam o soldado e lhe conferem o sentido de causa superior, em nome da qual jura até mesmo o sacrifício da própria vida.”

Na ocasião, foi lida a mensagem da presidenta da República, Dilma Rousseff, em que ela destacou “uma história de bravura e grandes serviços à Pátria, que se confunde com a formação da nossa nacionalidade”. Ela mencionou que o Exército desemprenhou papel central na condução da solução militar do conflito e consolidou-se como instituição comprometida com os destinos da Pátria e da sociedade.