Comemoração remete à 1° Batalha dos Guararapes, em 19 de abril de 1648, marca da luta contra a dominação holandesa
por Portal Brasil
publicado:
19/04/2016 20h30
última modificação:
20/04/2016 00h52
O Dia do Exército foi comemorado nesta terça-feira, 19 de abril. A celebração remete à 1° Batalha dos Guararapes, em 19 de abril de 1648, marca da luta contra a dominação holandesa. Para marcar a data, foi realizada na manhã de hoje cerimônia cívico-militar, com a imposição da medalha Exército Brasileiro. Em Brasília, a cerimônia foi realizada no Quartel-General do Exército, no Setor Militar Urbano.
“Ao escolher Guararapes como marco fundador da Força Terrestre, o Exército Brasileiro, por influência de um pernambucano, general Zenildo Zoroastro de Lucena, enalteceu a data como pedra basilar da Instituição e como alicerce da nacionalidade brasileira”, disse o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, no Dia do Exército Brasileiro (EB).
Para o ministro Aldo, a valorização da tarefa histórica da Força está relacionada a dois fatores fundamentais para que a defesa seja condizente com a geografia, a economia e as responsabilidades geopolíticas do Brasil: “O primeiro corresponde às condições materiais, aos meios indispensáveis para que as Forças Armadas cumpram a sua missão constitucional com segurança. O segundo é o das condições espirituais do exercício de nossa missão de Defesa, que motivam o soldado e lhe conferem o sentido de causa superior, em nome da qual jura até mesmo o sacrifício da própria vida.”
Na ocasião, foi lida a mensagem da presidenta da República, Dilma Rousseff, em que ela destacou “uma história de bravura e grandes serviços à Pátria, que se confunde com a formação da nossa nacionalidade”. Ela mencionou que o Exército desemprenhou papel central na condução da solução militar do conflito e consolidou-se como instituição comprometida com os destinos da Pátria e da sociedade.
Outro ponto destacado na mensagem da presidenta foi a futura participação das Forças Armadas nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. “O Exército, integrado à Marinha e à Força Aérea, desempenhará papel essencial na condução das ações de Defesa e também da conquista de medalhas para o Brasil, por intermédio do programa, atleta de alto rendimento das Forças Armadas”, destacou Dilma.
Medalhas
Em Brasília, foram agraciadas com a medalha Exército Brasileiro 252 personalidades militares e civis nacionais e estrangeiras. Também receberam a distinção cinco instituições, como a Diretoria-Geral do Material da Marinha, Universidade da Força Aérea, a Agência Brasileira de Inteligência, o 27° Grupo de Artilharia de Campanha e o 27° Batalhão de Infantaria Pára-Quedista. Todas foram condecoradas pelo ministro Aldo Rebelo.
Na cerimônia, foram entregues as medalhas Sangue do Brasil, Ordem do Mérito Militar e medalha Exército brasileiro. Esta foi criada pela Portaria n° 219 – Cmt Ex, de 14 de março de 2016, destinada a distinguir quem tenha praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro. Ela tem por finalidade premiar cidadãos ou instituições civis, brasileiros ou estrangeiros, militares estrangeiros e integrantes da Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares, bem como suas Organizações Militares.
Materiais militares
No evento, ocorreu também exposição de alguns materiais de uso militar, como os dois radares Saber N60, com capacidade de detecção a baixa altura, podendo ser montado e colocado em operação completa em menos de 15 minutos. Com tecnologia totalmente brasileira, o radar permite rastrear e acompanhar até 40 alvos simultaneamente.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Defesa