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Planejamento lança plataforma de serviços on-line

Cidadão poderá ter acesso a 23 serviços relacionados aos bens imobiliários da União


por Portal Brasil


publicado:
09/11/2016 16h14


última modificação:
09/11/2016 16h24

O Ministério do Planejamento lançou, nesta quarta-feira (9), o novo Portal de Atendimento da Secretaria do Patrimônio da União (e-SPU). A plataforma eletrônica oferece ao cidadão o acesso a 23 serviços relacionados aos bens imobiliários da União, que correspondem a 80% dos serviços prestados pela secretaria.

A plataforma facilita o acesso aos serviços que estavam disponíveis apenas de forma presencial nas 29 unidades de atendimento, localizadas nas capitais brasileiras e em dois escritórios regionais. Com o lançamento do e-SPU, quem não mora na capital do estado não precisará mais se deslocar até a unidade mais próxima.

Por meio do e-SPU é possível acessar serviços e dar entrada a requerimentos, inclusive com o envio, pela própria plataforma, de toda a documentação necessária à análise. A comunicação entre a SPU e o usuário, no âmbito do processo, será feita pelo próprio sistema, com notificação por e-mail. A tramitação poderá ser acompanhada de forma transparente pelo usuário que, quando da decisão, será notificado também por correspondência eletrônica.

De acordo com o secretário do Patrimônio da União, Guilherme Estrada Rodrigues, o objetivo do e-SPU vai além de oferecer mais comodidade ao cidadão, por meio da ferramenta on-line. Segundo ele, o intuito é, cada vez mais, tornar os procedimentos mais simples, céleres e autoexplicativos.
“Estudamos cada procedimento realizado hoje na SPU e, sempre que possível, procuramos simplificá-lo, sem prejuízo das exigências legais”, ressaltou Rodrigues. Ele acrescentou ainda que outros serviços deverão ser disponibilizados em breve.

Rodrigues destaca também que, além de oferecer mais comodidade ao cidadão, o novo portal de atendimento confere mais transparência aos serviços prestados pela SPU, além de ser uma ferramenta gerencial importante para melhorar o perfil e atendimento ao cidadão, uma vez que será possível acompanhar em tempo real os atendimentos em andamento.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Marcelo Pagotti, a iniciativa da SPU está perfeitamente alinhada com a estratégia de governança digital da Administração Pública Federal, que tem como um de seus objetivos gerar benefícios para a sociedade, por meio do uso de recursos de tecnologia da informação e comunicação na prestação de serviços públicos. “Trata-se de uma estratégia de Estado, de oferecer mais serviços digitais ao cidadão”, ressaltou Pagotti.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Planajemanento