Portal Brasil

Primeira fase de capacitações regionais do Criança Feliz está concluída

Até o momento, foram realizadas sete capacitações simultâneas, em todo o País, com o total de 84 profissionais treinados


por Portal Brasil


publicado:
24/02/2017 15h29


última modificação:
24/02/2017 15h29

A primeira rodada de formação de multiplicadores do programa Criança Feliz foi encerrada na quinta-feira (23). Foram realizadas sete capacitações regionais simultâneas, em todo o País, com o total de 84 profissionais treinados. 

Esses agentes, escolhidos pelos estados, serão responsáveis por acompanhar a execução do programa e pela formação dos técnicos, que farão as visitas às famílias, para mostrar aos pais a melhor forma de estimular o desenvolvimento das crianças.

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, participou do encerramento dos treinamentos da região sudeste, em São Paulo, e no sul, em Curitiba. Em ambas ocasiões, Ele agradeceu o empenho de todos e reforçou que o Criança Feliz, com a atuação integrada das áreas da saúde, educação, assistência social, cultura e justiça, vai transformar a realidade do país ao formar uma geração mais bem preparada para a vida.

“Preparando as crianças no período que elas têm maior capacidade de organizar sua inteligência e suas competências, vamos mudar a vida delas. Elas vão chegar à escola aprendendo muito mais rápido. E terão escolaridade maior e uma profissão melhor para ajudar a família a superar a pobreza”, afirmou.

O ministro destacou que o programa inova ao colocar, todas as semanas, um profissional para acompanhar o desenvolvimento da criança e orientar a família a dar os melhores estímulos possíveis.

“O programa vai acompanhar 4 milhões de crianças e, para isso, precisa de um grande sistema de capacitação com metodologias comprovadas em 14 países e resultados excelentes. Todos os multiplicadores, supervisores e visitadores do Criança Feliz vão fazer um programa intenso de capacitação. Estamos terminando a etapa estadual e, em março, vamos iniciar a municipal. Tudo isso para garantir visitas de qualidade para as famílias”.

Primeira infância

O Programa Criança Feliz vai priorizar gestantes e crianças de até 3 anos, beneficiárias do Bolsa Família, e as de até 6 anos do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

As famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados, que farão visitas domiciliares periódicas de orientação sobre a melhor forma de promover o desenvolvimento integral das crianças.

 

Fonte: Portal Brasil, com informações do MDSA