O governo federal destinou cerca de R$ 7,7 milhões na formação de mais de três mil jovens de baixa renda em sete estados do País. A ação faz parte do programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações. A capacitação é feita por meio de oficinas, cursos e outras atividades oferecidas em Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs).
O programa envolve a administração federal e seus parceiros em um esforço conjunto para a oferta de equipamentos de informática em plenas condições operacionais. A ideia é apoiar a disseminação de telecentros comunitários e a informatização das escolas públicas e bibliotecas. A iniciativa funciona por meio de parcerias com instituições responsáveis por executar as ações de formação e recondicionamento de equipamentos.
Atualmente, existem Centros em funcionamento nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, João Pessoa e Recife.
Até agora, já foram recuperados quase sete mil equipamentos. Desses, a metade foi doada para laboratórios de escolas, bibliotecas e instituições que promovem ações de inclusão digital.
Além do conhecimento técnico em áreas ligadas à Tecnologia da Informação, o programa também promove a conscientização dos alunos sobre o descarte adequado de resíduos eletroeletrônicos.