Portal Brasil

Programa do Inpe identifica focos de incêndio pelo País em tempo real

InfoQueima emite relatório diário com informações para uso inteligente em trabalhos de combate aos incêndios


por Portal Brasil


publicado:
07/08/2017 13h03


última modificação:
07/08/2017 15h17

Desde a década de 1980, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, empenha-se em ações de monitoramento para identificação de queimadas no País. Atualmente, o Programa Queimadas – Monitoramento por Satélites (InfoQueima) consegue identificar qualquer incêndio em qualquer parte do País. 

O programa foi crescendo à medida que as tecnologias foram melhorando, com satélites mais precisos e com acesso a dados em tempo real. O coordenador do monitoramento de queimadas do Inpe, Alberto Setzer, lembra que, em 1980, as informações eram divulgadas via telex. Hoje, tudo é transmitido pela internet.

Setzer destaca que a maior contribuição do InfoQueima, desde o início dos trabalhos, foi a possibilidade de mostrar, já naquela época, a relação entre as queimadas e as mudanças climáticas no planeta. “Antes desse trabalho, não se falava nisso. Foi esse trabalho que mostrou a dimensão das queimadas, do desmatamento no Brasil naquela época, com impactos extremamente relevantes dos pontos de vista ambiental, climático e científico”, afirma.

Dimensões brasileiras

O monitoramento de queimadas em imagens de satélites é imprescindível num país como o Brasil, com dimensões continentais e muitas regiões remotas, sem meios intensivos de acompanhamento, alerta o coordenador do Inpe.

O InfoQueima atualiza dados a cada três horas, todos os dias do ano. No total, são processadas cerca de 250 imagens por dia. O programa consolida todas as informações em um relatório diário automático, com tabelas e gráficos que permitem o uso inteligente das informações para trabalhos de combate aos incêndios, especialmente por grupos de brigadas de bombeiros e por secretarias de meio ambiente.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Inpe