Portal Brasil

Programa Refauna seleciona pesquisadores para repatriação da fauna brasileira

Em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) está selecionando pesquisadores para o programa Refauna. As inscrições dos projetos podem ser feitas até 31 de março.

Os profissionais irão atuar na repatriação de dados e imagens de espécimes da fauna brasileira depositados em museus estrangeiros.

A iniciativa foi lançada para recuperar as amostras de animais enviadas nos séculos passados por naturalistas ou visitantes para museus da Europa, onde permanecem até hoje.

De acordo com o pesquisador do Inpa José Albertino Rafael, que coordena o Refauna, grande parte de espécimes enviados ao exterior, como insetos, peixes, aves e primatas, foi utilizada na descrição de novos táxons (espécies ou subespécies) e integra o conjunto de amostras que serviram de base para a descrição de mais de 50% das espécies brasileiras, hoje com um total de 117.052 espécies/subespécies.

As informações coletadas dessas amostras farão parte do Sistema de Informações sobre a Biodiversidade Brasileira (SIBBr) e do Catálogo Taxonômico da Fauna Brasileira (CTFB).

A proposta do programa Refauna do MCTIC/ Inpa é ter projetos que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, por meio do resgate das informações da fauna coletadas no Brasil e depositadas em museus estrangeiros. 

Os pesquisadores interessados em participar devem encaminhar as propostas para a Fundação Amazônica de Defesa da Biosfera, que coordena o Refauna.

Fonte: Inpa