Portal Brasil

Programa Rio de Janeiro a Janeiro recebe 678 propostas de eventos

Após avaliação, selecionados serão conhecidos em janeiro de 2018. Na primeira fase de seleção, 93 eventos foram escolhidos e incluídos no calendário esportivo e cultural da cidade


publicado:
28/12/2017 15h26


última modificação:
28/12/2017 15h37

Os organizadores do programa Rio de Janeiro a Janeiro  iniciativa que visa estimular o turismo na cidade  receberam 678 propostas de eventos a serem realizados no Rio, capital; na região metropolitana; e no interior do estado durante todo o ano de 2018.

Os candidatos serão avaliados pela Fundação Getulio Vargas com base em critérios como: impacto turístico, atração de investimentos, geração de emprego e renda, inclusão social e potencial de continuidade e expansão. O resultado da seleção será divulgado em janeiro do próximo ano.

Fotos: Tomaz Silva/Agência Brasil

A maioria dos eventos  cerca de 81%  são culturais. Logo em seguida, vem os esportivo, que representam 13% do total; e os corporativos (6%). Os escolhidos vão receber, junto aos 93 selecionados na primeira fase, “apoio de leis federais de incentivo à cultura e ao esporte e patrocínio de empresas estatais”, segundo informa o Ministério do Turismo. O financiamento será de R$ 1 bilhão. Desse total, R$ 150 milhões serão investidos pelo governo federal.

Rio de Janeiro a Janeiro

O Ministério da Cultura lidera o programa Rio de Janeiro a Janeiro, coordenado em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Ministério do Esporte, o governo do estado do Rio de Janeiro, a prefeitura do Rio de Janeiro, empresas estatais, o Sistema S e a iniciativa privada.

Os eventos do calendário vão gerar emprego e renda no estado, além de servir para fomentar o turismo internacional. Segundo o ministro do Turismo, Marx Beltrão, o Rio de Janeiro é um “portão de entrada” para turistas de todo o mundo e de dentro do País, que, por meio da cidade, são impulsionados a conhecer o resto do Brasil. “Com o calendário do Rio de Janeiro a Janeiro, o Brasil ficará ainda mais em evidência”, explicou.

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério do Turismo