Portal Brasil

Projeto resgata história do piano no Brasil

Site vai resgatar as histórias, os personagens e a música criada para o instrumento no País com biografias, imagens e partituras

O Brasil possui uma rica tradição de compositores e intérpretes de piano. Muitos conseguiram fama e reconhecimento em vida e são festejados até hoje. Outros, talentosos, mas menos célebres, são pouco lembrados atualmente. Independentemente da popularidade, em ambos os casos deixaram para a história um valoroso legado musical. No intuito de promover um resgate dessa vasta produção, foi criado o Instituto Piano Brasileiro.

O site, no ar a partir de 18 de agosto, reúne informações como biografias, partituras, imagens, discografias, bibliografias, entrevistas, entre outros conteúdos. Criado pelo pianista e pesquisador brasiliense Alexandre Dias, responsável por importantes pesquisas na área – sobre nomes como Ernesto Nazareth, Marcello Tupynambá, Chiquinha Gonzaga, Henrique Alves de Mesquita e Zequinha de Abreu –, o IPB terá atualizações periódicas e pretende ser uma central tanto de difusão quanto de congregação dos entusiastas do assunto. 

Em entrevista ao Portal Brasil, Alexandre Dias comenta a iniciativa.