Portal Brasil

Pronatec oferece cursos para extrativistas no Pará

O Pronatec Extrativismo cumpre o importante papel de fazer com que o programa, até então presente nas cidades e no campo, alcance também a floresta


por Portal Brasil


publicado:
20/11/2015 12h19


última modificação:
20/11/2015 15h18

Cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) serão oferecidos ainda em novembro em três unidades de conservação (UCs) federais: as reservas extrativistas Tapajós-Arapiuns e Chocoaré-Mato Grosso e Floresta Nacional do Tapajós, todas no Pará. Os cursos têm por objetivo apoiar o desenvolvimento sustentável por meio do fortalecimento da cadeia produtiva do extrativismo, da elevação da escolaridade e do combate ao analfabetismo. A iniciativa faz parte do projeto Pronatec Bolsa Verde-Extrativismo.

A aula inaugural, que contará com a presença do secretário Nacional de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável, Carlos Guedes, será realizada no dia 27, na sede da Resex Chocoaré-Mato Grosso, em Santarém Novo (PA). O curso será o de operador de beneficiamento do pescado.

“Os participantes aprenderão técnicas de armazenamento, limpeza e corte, com o objetivo de agregar valor ao pescado antes de vendê-lo. Assim, aumentaremos a geração de renda sem precisar aumentar a pressão sobre o recurso”, afirma Maximiliano Rodriguez, chefe da Reserva. Segundo ele, grande parte das vagas do curso foram ocupadas por mulheres e jovens. “A ideia é que as famílias dos pescadores possam fazer parte da cadeia produtiva”, diz.

Qualificação

Fruto da parceria entre os ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente (MMA), o Pronatec Extrativismo cumpre o importante papel de fazer com que o programa, até então presente nas cidades e no campo, alcance também a floresta. “Serão promovidos cursos exclusivos para as populações extrativistas”, destaca Marccella Berte, gestora Nacional do Pronatec.

Segundo Marccella, o público-alvo são as comunidades que vivem do extrativismo e residem em territórios atendidos pelo Programa Bolsa Verde, em unidades de conservação de uso sustentável ou no entorno de unidades de proteção integral. “A estratégia do Pronatec é ser uma porta de saída de programas sociais como o Bolsa Verde e o Bolsa Família, pois promove qualificação, aumento da renda e inserção no mercado de trabalho”, avalia.

Nesta fase inicial, apenas três unidades de conservação federais receberão os cursos do Pronatec, mas a ideia é ampliar gradativamente a abrangência do programa para outras unidades administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Fonte: ICMBio