Portal Brasil

Quilombolas comemoram delimitação de território na Bahia

Relatório de identificação delimita uma área de 5.966 hectares para seis comunidades remanescentes, beneficiando 251 famílias


publicado:
16/11/2015 10h37


última modificação:
16/11/2015 11h22

As comunidades Território Quilombola Tabatinga, Jirau Grande, Guaruçu, Guerém, Baixão do Guaí e Porto da Pedra, localizado no município de Maragogipe (BA), comemoraram a publicação do Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), publicado no Diário Oficial da União, na última sexta-feira (13).

O relatório delimita uma área de 5.966 hectares para as seis comunidades remanescentes de antigos quilombos, beneficiando 251 famílias no Recôncavo Baiano. O ato integrou a agenda de comemorações do Dia da Consciência Negra promovidas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A representante da comunidade, Eliete Calheiros, disse, durante a comemoração, que a publicação do relatório foi um passo importante no processo de reconhecimento dos direitos das famílias descendentes de quilombos na região.

“Conquistamos uma vitória significativa na luta em prol da preservação do território, da identidade e da cultura de nossa comunidade. Precisamos fortalecer a luta e manter a união em busca da titulação definitiva de nossas terras”, afirmou.

O superintendente regional do Incra/BA, Luiz Gugê, destacou que a entrega do RTID é o reconhecimento oficial do poder público de direito histórico das comunidades, que vai assegurar o acesso à terra e a preservação das tradições culturais das famílias quilombolas.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Incra