Autorização começa a valer em 15 de abril, permitindo ampliar oferta local de energia na Amazônia Legal
por Portal Brasil
publicado:
24/03/2016 17h07
última modificação:
24/03/2016 17h07
A partir de 15 de abril, o governo federal poderá realizar leilões de concessão para contratar a construção de linhas de interligarão elétrica para comunidades isoladas de nove estados da Amazônia Legal. A autorização para as concorrência foi alvo de decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff, com o objetivo de ampliar a oferta de energia elétrica na Região Norte do País.
O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, afirmou que a iniciativa será uma solução estruturante para levar energia para a região. “A decisão, portanto, implementa, efetivamente, numa região que tem sido importante na fronteira do crescimento da geração hidráulica no Brasil, no estado do Pará”.
Braga avaliou que a Região Norte, em especial o estado do Pará, tem hidrelétricas como Telles Pires e terá Belo Monte, mas que a falta de interligação da rede local dificulta o acesso à energia pela população.
“Sendo assim, conta como um dos maiores geradores de energia do Brasil, e no entanto, tem regiões dentro do estado que não temos como chegar com a energia se não tivermos uma solução como essa. Essa é, portanto, uma solução estruturante para a região amazônica”, finalizou.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério de Minas e Energia