Portal Brasil

Registro de domínios gov.br tem novas regras

Antes de solicitar o domínio, é preciso realizar uma reserva prévia do nome junto ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR


por Portal Brasil


publicado:
13/10/2016 16h03


última modificação:
13/10/2016 16h13

A regulamentação do processo para registro de domínios gov.br foi modificada nesta quinta-feira (13) pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP).

O cadastro de um domínio governamental junto ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) depende de uma autorização prévia da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI). A Portaria nº 51 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). 

“Esta é mais uma ação do ministério para melhorar a gestão da tecnologia nos órgãos públicos”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do MP, Marcelo Pagotti. A solicitação para registro de domínios deve ser realizada, a princípio, pelos gestores de Tecnologia da Informação (TI). Caso o órgão não possua uma unidade de TI, deve informar a STI o departamento responsável.

De acordo com a portaria, políticas públicas que envolvam mais de um ente federativo podem ser abrigadas sob um domínio gov.br. Antes de solicitar o domínio, é preciso realizar uma reserva prévia do nome junto ao NIC.br. Os gestores de tecnologia também devem atentar ao estabelecido na Resolução nº 8, publicada em 2008, pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br).

Após o recebimento da solicitação, a STI tem o prazo de cinco dias úteis para autorizar ou não o pedido de registro. Em caso de dúvidas, o solicitante pode entrar em contato com os técnicos da STI por meio do seguinte endereço eletrônico: dominios@planejamento.gov.br.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP)