Portal Brasil

Reserva extrativista do Acre recebe cursos do Pronatec

Cursos são voltados à melhoria da produção agrícola e extrativista e à criação de pequenos animais e atendem às demandas das comunidades


por Portal Brasil


publicado:
18/02/2016 18h22


última modificação:
26/02/2016 16h58

Quatro comunidades da Reserva extrativistas (Resex) do Cozumbá-Iracema, localizada no Acre, recebem, desde janeiro, sete cursos profissionalizantes voltados à melhoria da produção agrícola e extrativista e à criação de pequenos animais. Os cursos fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e são viabilizados por meio de parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) e a Prefeitura Municipal de Sena Madureira (AC).

Três dessas comunidades já foram contempladas com cursos em anos anteriores, como é o caso da comunidade do Guarani que está recebendo agora o curso de avicultor, conforme demanda das famílias locais.

Na comunidade do Núcleo do Cazumbá, onde residem mais de 40 famílias, estão sendo ofertados três cursos: fruticultor, açaicultor e beneficiador de produtos extrativistas. Já a comunidade do Cuidado também foi contemplada com os cursos de meliponicultor e auxiliar em agroecologia.

Pela primeira vez um curso profissionalizante está sendo ofertado na comunidade Iracema, onde 20 extrativistas estão sendo capacitados em agricultura agroflorestal.

“Com isso, é possível atender melhor aos anseios e às demandas de capacitação das comunidades e trabalhar melhor os potenciais produtivos existentes nas florestas locais. Temos a expectativa de que esses cursos impulsionem significativamente o extrativismo na Unidade, de forma organizada e qualificada”, salienta o chefe da Resex, Tiago Juruá.

Em 2015, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), administrador da unidade de conservação, passou a ser demandante dos cursos profissionalizantes, tanto que foi criado o Pronatec Extrativismo, com cursos voltados às populações extrativistas.

Desde 2014, quando teve início a parceria entre o ICMBio e o Ifac, já foram capacitados mais de 200 extrativistas em cursos diversos voltados à melhoria da produção e geração de renda para as famílias. A previsão é de que este ano sejam capacitados mais 140 extrativistas.

Fonte: Portal Brasil, com informações do ICMBio