Portal Brasil

Rio de Janeiro sedia feira de negócios para promover o carnaval

Evento deve movimentar R$ 20 milhões com pequenos produtores e grandes fornecedores de materiais para a festa


por Portal Brasil


publicado:
16/06/2015 16h44


última modificação:
22/06/2015 18h12

O Rio de Janeiro (RJ) abre espaço para repensar a maior festa popular do Brasil: o Carnaval.  O Centro de Convenções SulAmérica sedia dois eventos que começam no dia 18 e terminam em 20 de junho. A Carnavália, uma feira de negócios da folia, e o  Encontro Nacional do Samba (Sambacon), devem atrair cerca de 10 mil visitantes e estimular a profissionalização do evento no País.

Com foco em estratégias de marketing e na venda de produtos e serviços para o Carnaval, a feira, segundo expectativa dos organizadores, deve gerar R$ 20 milhões em negócios, um crescimento de 30% em relação à edição do ano passado.

“A Carnavália reúne desde grandes fornecedores de materiais, como ferro e telões de led, a artesãos e organizações não governamentais que produzem fantasias para blocos de rua”, diz o coordenador dos eventos, Nei Barbosa. Segundo ele, a Carnavália é um espaço de relacionamento para expositores de todo o Brasil. “Alguns fazem negócios há anos e não se conhecem”, afirma.

Folia como geradora de negócios

Paralelamente à feira, acontece o Sambacon, com debates acadêmicos que colocam o evento na perspectiva de mercado. Entre os temas estão a folia como geradora de negócios, o marketing e as festas que ocorrem em outras partes do País. Sambistas tradicionais, pesquisadores e convidados da América Latina, EUA e Japão falam das experiências da festa em suas regiões. O Carnaval de Tóquio, por exemplo, chega a reunir 500 mil pessoas.

A importância econômica do Carnaval se confirma em levantamentos realizados pelo Ministério do Turismo. Em 2015, a festa acrescentou R$ 6,1 bilhões à economia do País. O faturamento do período representa 3% do total gerado anualmente pela indústria nacional de viagens e turismo. 

Confira a programação

Fonte:

Ministério do Turismo