Portal Brasil

Rio Verde inicia pesquisa-piloto sobre recepção de TV digital

Cidade goiana será a primeira a ter os sinais da TV analógica desligados em novembro; tecnologia vai permitir que famílias de baixa renda acessem aplicativos pelo conversor e serviços de governo


por Portal Brasil


publicado:
23/07/2015 16h16


última modificação:
23/07/2015 16h17

Começa nesta sexta-feira (24) a primeira pesquisa de campo para auferir o percentual de residências que já recebem o sinal de TV digital no município goiano de Rio Verde. A cidade será a primeira a ter os sinais da TV analógica desligados, em 29 de novembro deste ano. Para ocorrer o desligamento, é necessário que pelo menos 93% das residências do município estejam prontas para receber a tecnologia digital.

A metodologia da pesquisa foi aprovada na quarta-feira (22), durante reunião do Gired, grupo de implantação da TV digital. O levantamento será feito pelo Instituto Ibope, em Rio Verde, até o dia 3 de agosto. Em seguida, entre os dias 10 e 19 de agosto, a pesquisa será feita em Brasília.

Os conversores digitais deverão contar com o middleware Ginga C. A tecnologia permite a interatividade na TV Digital. O Ginga C possibilita a interação não só por meio dos aplicativos, mas também por meio dos vídeos interativos, o que torna a solução mais amigável para os usuários.

Conversores

A entrega dos conversores de TV digital para os beneficiários do Bolsa Família em Rio Verde vai ocorrer em um ponto de retirada (PDR), onde serão entregues o set top box e a antena (VHF e UHF) para os inscritos no programa. No local o cidadão poderá obter informações sobre a instalação do conversor e da antena nas residências.

Os conversores serão entregues no município entre os dias 24 de setembro e 11 de outubro. As famílias cadastradas no Bolsa Família terão a opção de fazer o agendamento para receber os equipamentos por meio de um call center, pelo telefone 147. Atualmente, Rio Verde possui 6.365 cadastrados. O número total de residências no município é de pouco mais de 55 mil.

Fonte

Ministério das Comunicações