Portal Brasil

Rondônia ganha novo Hospital de Urgência e Emergência

Unidade em Cacoal tem capacidade para atender cerca de 150 pessoas por dia e realizar 300 internações por mês


por Portal Brasil


publicado:
11/12/2015 19h21


última modificação:
11/12/2015 19h21

A população de 25 municípios de Rondônia conta, a partir desta sexta-feira (11), com a estrutura do novo Hospital de Urgência e Emergências Regional (Heuro), instalado na cidade de Cacoal. A unidade foi inaugurada com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Castro. Principal unidade da região com atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o Heuro tem capacidade para atender cerca de 150 pessoas por dia e realizar 300 internações por mês.

“Este hospital promove a descentralização e, ao mesmo tempo, a regionalização dos serviços de saúde, para que possa resolver a maioria dos problemas de saúde na própria região de Cacoal. Agora, qualquer problema mais grave, que teria de ser encaminhado a Porto Velho, poderá ter atendimento, aqui, em Cacoal, com Medicina de altíssimo nível. Assim, em Rondônia, estamos construindo uma saúde de muita qualidade, para atender bem a sua população”, disse o ministro durante o ato.

O Heuro oferecerá especialidades como oncologia, cardiologia, ortopedia, clínicas médica e cirúrgica e bucomaxilofacial, além de exames de tomografia, raio-X, ultrassom, eletrocardiograma e análises clínicas. De gestão estadual, o novo hospital será a principal referência em urgência e emergência do interior rondoniense, e vai reduzir o deslocamento da população para Porto Velho (RO) – a cerca de 7 horas de Cacoal -, em busca de atendimento. A unidade conta com recursos do governo federal para custeio da assistência prestada.

Com 110 leitos, sendo 20 de urgência, 25 de urgência oncológica, 30 de clínica médica e 35 de clínica cirúrgica, o hospital terá também uma sala vermelha (para estabilização de pacientes com quadro gravíssimo), com quatro vagas, sala para cuidados intermediários com cinco leitos, e uma sala de observação (amarela) com 11 leitos, para estabilização já iniciada. O centro cirúrgico da unidade terá três salas de cirurgia.

Fonte: Ministério da Saúde