Governo estabeleceu novo prazo de adequação para que todos os órgãos e entidades de trânsito se ajustem ao sistema
publicado:
31/01/2018 15h28
última modificação:
31/01/2018 16h05
Arquivo/ Agência Brasil
Para que todos os órgãos e entidades de trânsito tenham mais tempo para ajustes, o Ministério das Cidades prorrogou para 1º de julho deste ano o prazo de implementação da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) em todo o País. O documento digital permite fácil validação, recuperação e tem o mesmo valor jurídico da versão impressa.
Quais estados já têm o documento?
Além do Distrito Federal, outros 12 estados já permitem a adesão ao documento eletrônico. São eles: Acre, Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins.
Coloque suas informações
A inscrição é feita via Portal de Serviços do Denatran, e o acesso deve ser realizado por equipamento que permita o uso do certificado digital.
É um robô?
Um link será enviado para o e-mail informado para ativação do cadastro. Depois é só logar no aparelho em que deseja ter a CNH digital.
Segurança antes de tudo
No primeiro acesso será necessário criar uma senha de quatro dígitos, para visualização dos documentos. A CNH digital possui um QR code que pode ser lido e validado sempre que necessário.
Informações são verdadeiras?
Se você precisar confirmar a autenticidade do documento, é possível abrir a CNH digital em aplicativos de e-mail ou de mensagens no aparelho celular escolhido. Os dados são atestados pela assinatura digital do Denatran.
Bloqueio
Caso seja necessário bloquear o aparelho para impedir o uso de sua conta e o acesso a documentos, deve ser visitado o portal de serviços do Denatran, com o certificado digital.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério das Cidades e do Serpro