Com a participação de 78 mil escolas públicas, programa terá orientações sobre eliminação de criadouros dos mosquitos, sintomas e tratamentos das doenças
por Portal Brasil
publicado:
07/03/2016 17h20
última modificação:
07/03/2016 17h28
A Semana Saúde na Escola começou nesta segunda-feira (7) e segue até a próxima sexta-feira (11) , envolvendo mais de 18 milhões de estudantes em 4.787 municípios. Com a participação de equipes de saúde da Atenção Básica, a ação fortalecerá a mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti. O programa contará com R$ 83 milhões, garantindo a continuidade do programa em 78 mil escolas ao longo deste ano.
O objetivo é mobilizar as equipes das escolas e das unidades de saúde, familiares e comunidades, todos que fazem parte da rotina dos educandos. As atividades abrangem desde a educação infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Com o tema “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes aegypti”, a proposta tem como principal motivação a necessidade da comunidade escolar ter acesso às informações necessárias no combate ao mosquito e à adoção de práticas sanitárias e saudáveis para a manutenção do ambiente escolar e residencial, limpos e seguros.
“A forma mais eficaz de prevenção e combate a esse vetor é não deixar o mosquito nascer. É muito importante que as crianças e adolescentes, junto com os familiares, possam dedicar 15 minutos por semana para eliminar os criadouros do Aedes aegypti. A mobilização da comunidade escolar é fundamental para enfrentar essa situação de forma permanente”, ressalta o ministro da Saúde, Marcelo Castro.
Saúde na Escola
Criado em 2007 pelo governo federal, o Programa Saúde na Escola é uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação para promover a melhoria da qualidade de vida dos estudantes da rede pública de ensino. A semana abre as ações do Programa Saúde na Escola, que a cada ano, lança um novo tema de mobilização, trabalhado nas escolas pelas equipes de saúde e de educação durante o ano letivo, fazendo parte no cotidiano da comunidade escolar.
Voltado à promoção da saúde e a prevenção de doenças e agravos, o programa prevê a articulação entre profissionais de saúde e das escolas para acompanhar as condições de saúde dos estudantes e realizar ações de promoção da saúde. Avaliação e orientação nutricional, incluindo o combate à desnutrição e à obesidade infantil, fazem parte do Programa. Em 2015, os temas centrais da Semana Saúde na Escola foram alimentação saudável e práticas corporais.
Fonte: Portal Brasil com informações do Portal da Saúde