Encontro reuniu cerca de 1000 motoristas e compartilhou experiências reais sobre como reconhecer casos suspeitos durante a rotina de trabalho
por Portal Brasil
publicado:
29/04/2015 18h47
última modificação:
29/04/2015 18h54
Motoristas e taxistas de Brasília participaram, nesta quarta-feira (29), de uma palestra de sensibilização para proteção de crianças e adolescentes. No encontro, que reuniu cerca de 1000 motoristas, foram compartilhadas experiências reais sobre como reconhecer casos suspeitos durante a rotina de trabalho. Foram distribuídos mais de cinco mil adesivos para carros e cartazes.
O coordenador-geral de Proteção à Infância do Ministério do Turismo, Adelino Neto, participou da iniciativa e reiterou o valor da parceria com os setores ligados ao turismo.
Para ele, a ação fortalece as políticas públicas que garantem a proteção dos menores. “Os taxistas podem ser multiplicadores desse tema. Basta estar atento, observar e, em caso de suspeita, denunciar. Muitas vezes, sem saber, os taxistas são responsáveis por transportar os menores vitimados”, afirmou.
Brasília possui, atualmente, cerca de 3.500 taxistas, de acordo com o Sindicato dos Permissionários de Táxi e Motoristas Auxiliares do Distrito Federal (Sinpetaxi). Mais da metade da frota – cerca de 70% – circulam pelo aeroporto, região onde foi realizado o evento. A maioria dos turistas (40%) visitam a negócios, uma das vocações da capital federal, de acordo com o turismólogo e gerente de coordenação da área de turismo e de transporte do Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek, Carlos Eduardo Souza.
Iniciativa
O Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do Ministério do Turismo, tem o intuito de manter a sustentabilidade social e conscientizar o viajante para que, ao valorizar nossa cultura e conhecer o que há de melhor no País, também ajude a preservar a proteger os direitos de crianças e adolescentes.
No ano passado, as ações do TSI alcançaram 22 capitais do país, sensibilizando mais de duas mil pessoas em palestras realizadas para profissionais do turismo, conselheiros tutelares e educadores. Para o período pré-olímpico, estão previstos encontros com a realização das palestras em cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Manaus.
Além dos taxistas, estiveram presentes conselheiros tutelares e parlamentares. O evento foi promovido pelo o Sindicato dos Permissionários de Táxi e Motoristas Auxiliares do Distrito Federal (Sinpetaxi).
Dados
Entre 2010 e 2014, o Distrito Federal registrou um total de 442 denúncias envolvendo crianças como vítimas de exploração sexual. O número de registros, no entanto, é subestimado em comparação ao número real de casos. O Disque 100 é um canal gratuito que a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República coloca à disposição do cidadão.
Fonte: