Portal Brasil

Tecnologia em águas profundas coloca Petrobras no topo do mundo

Empresa recebeu pela terceira vez o prêmio pelo desenvolvimento de inovações que são fundamentais no desafio do Pré-sal


por Portal Brasil


publicado:
08/05/2015 17h19


última modificação:
08/05/2015 17h19

Em outubro de 2014, a Petrobras começou a explorar um poço (Iracema Sul) que tem 2.200 metros entre a superfície e o fundo do mar. Para se chegar ao petróleo propriamente dito, foi preciso perfurar mais 3.100 metros na areia e na camada de sal. São números impressionantes e que renderam nas últimas décadas à empresa um reconhecimento internacional.

A Petrobras foi premiada, na semana passada, pela terceira vez com o prêmio OTC Distinguished Achievement Award for Companies, Organizations, and Institutions, durante o grande evento do setor nos Estados Unidos. Desta vez, a premiação se deve ao esforço tecnológico exigido para exploração da área do Pré-sal.

“Para conquistar o pré-sal, nós investimos intensamente em tecnologia”, diz a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Solange Guedes, que recebeu o prêmio nos Estados Unidos. “Continuaremos impulsionando a inovação. Mais do que nunca, precisamos de tecnologia orientada para otimização.”

O diretor-presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), Jean Paul Prates, diz que o esforço tecnológico da Petrobras se intensificou na década de 1980. Enquanto grandes companhias reduziram naquela época os investimentos, a empresa brasileira apostou firmemente nas tecnologias de águas profundas.