Portal Brasil

Termina nesta sexta (20) o prazo para cidades em estado de emergência aderirem ao Cartão Reforma

Famílias com renda de até R$ 2.811,00 vão receber as parcelas para compra de materiais de construção


publicado:
20/10/2017 17h26


última modificação:
20/10/2017 17h45

As cidades com reconhecimento de estado de emergência decretada em 2017 podem solicitar os recursos do programa Cartão Reforma até esta sexta-feira (20). As famílias, nos municípios selecionados, que tenham renda de até R$ 2.811,00 vão receber as parcelas direcionadas à compra de materiais de construção para obras em residências atingidas por inundações, enxurradas e alagamentos.  

O prazo de adesão foi adiado pelo Ministério das Cidades para que mais famílias possam pleitear o benefício.  O recebimento das propostas começou em 25 de setembro, com a prorrogação, o prazo final passou para esta sexta, 20 de outubro.

A relação dos escolhidos deverá ser divulgada em 31 de outubro. Pelo menos 60 municípios tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração. 

Entre os critérios para ter acesso ao benefício estão: a renda das famílias, se são chefiadas por mulheres, se possuem membros idosos ou portadores de deficiência. Quem se interessar deve realizar o cadastro nas prefeituras que foram selecionadas.

O selecionado poderá acessar os dados referentes ao cartão por meio de um aplicativo. Saldo, notas fiscais e histórico de compras podem ser conferidos pelo smartphone. 

Cartão Reforma

No mês passado, o Governo do Brasil publicou uma medida que amplia o Cartão Reforma para famílias atingidas por desastres naturais.  

A iniciativa tem como objetivo melhorar as condições de moradias das famílias de baixa renda por meio da concessão de subsídio para compra de materiais de construção e assistência técnica de profissionais da área de construção civil.

Os investimentos se destinam à contratação de arquitetos, engenheiros, técnicos sociais, técnicos em edificações, mestre de obras, encarregados, desenhistas, estagiários e outros profissionais da área da construção civil. Os gestores públicos serão responsáveis pela coordenação do Programa a nível local.

Foto: Defesa Civil/MT

Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério das Cidades