As principais folias de São João têm impacto financeiro positivo, injetando milhões de reais pelas regiões do País
por Portal Brasil
publicado:
21/07/2017 16h28
última modificação:
21/07/2017 16h34
Os números da movimentação turística e econômica dos destinos que realizam as tradicionais festas juninas mostram a vocação desses festejos para atrair turistas e aumentar o turismo no País.
O Ministério do Turismo (MTur) lançou em março uma Chamada Pública para selecionar propostas de municípios interessados em divulgar seus festejos juninos e participar de ações de promoção, comunicação e apoio à comercialização promovidas também pela Embratur.
No edital destacavam-se as visitas de jornalistas e influenciadores digitais, encontro de negócios, inclusão da festa no Calendário de Eventos Juninos, transmissão ao vivo nas redes sociais do MTur, divulgação dos destinos e cobertura jornalística dos festejos.
Saiba um pouco mais sobre as eventos selecionados:
Campina Grande (PB)
Divulgação/ Ministério do Turismo
Destaca-se no Nordeste, com movimentação financeira estimada em R$ 200 milhões neste ano, crescimento de 25% em relação a 2016. O Parque do Povo, local da festa, recebeu 2,5 milhões de visitantes nos 30 dias de evento.
São Luís (MA)
Divulgação/ Ministério do Turismo
No Maranhão, as festas juninas espalhadas pelo estado movimentaram R$ 60 milhões, sendo R$ 20 milhões apenas no São João de Todos de São Luís. Foram contratados 425 grupos culturais, que realizaram cerca de mil apresentações durante todo o período junino.
Bragança (PA)
Divulgação/ Ministério do Turismo
Na Região Norte, o Festival Folclórico de Parintins recebeu 70 mil turistas e gerou cerca de 4,5 mil empregos diretos e indiretos, injetando R$ 100 milhões na economia local. No Pará, o Arraial dos Caetés em Bragança (PA) recebeu mais de 50 mil pessoas em quatro dias com a geração de 1,2 mil empregos diretos e indiretos e movimentação econômica de R$ 124,5 mil reais, beneficiando comunidades tradicionais e produtores de farinha, o ouro branco da região.
Belo Horizonte (MG)
Divulgação/ Ministério do Turismo
Outro destino com arraial para ficar na memória é Belo Horizonte (MG). A 39ª edição do evento típico contou com a presença de 185 mil pessoas, com movimentação econômica de R$ 1,68 milhão, referente aos dias 30 de junho a 2 de julho e 8 e 9 de julho.
Corumbá (MS)
Divulgação/ Ministério do Turismo
No Centro-Oeste, o Arraial do Banho de São João, realizado de 22 a 25 de junho, em Corumbá (MS), gerou mais de 280 empregos diretos. As 51 mil pessoas que passaram pelo evento injetaram R$ 430 mil nas 90 barracas e 6 pontos de comércio fixo.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo