Portal Brasil

Turismo debate acessibilidade para pessoas com deficiência

Público de pessoas com deficiência procura, cada vez mais, destinos que ofereçam acessibilidade e serviço de qualidade


por Portal Brasil


publicado:
28/09/2015 18h37


última modificação:
28/09/2015 18h37

Viajar ainda é um desafio para pessoas com deficiência no Brasil e no mundo. Os pacotes nacionais e internacionais são cada vez mais procurados por esse público específico. Tema de plenária de sábado (26) durante feira de turismo em São Paulo, o tema acessibilidade no setor depende da integração de toda a cadeia: a começar pelo transporte adaptado, passando pelos meios de hospedagem inclusivos, até as atividades de lazer para quem tem mobilidade reduzida.

“É muito mais do que uma adaptação, é uma consciência de que o outro tem condições de se movimentar independentemente de sua mobilidade”, afirma. Foz do Iguaçu, no Paraná, foi citada como destino que tem se empenhado nesse tema. Lá já são oferecidos saltos de paraquedas para paraplégicos. Pessoas com mobilidade reduzida têm condições de passear no Parque Nacional de Foz do Iguaçu.

Os quartos de quase toda a rede hoteleira da cidade já foram adaptados, e os guias de turismo, capacitados, de acordo com a gerente comercial de um receptivo turístico da cidade paranaense, Thailana Frizzo. Já a capacitação dos profissionais que atuam no mercado de trabalho foi defendida por Esmeralda Serpa, representante de uma rede de escolas técnicas de São Paulo.

“Recepcionistas de meios de hospedagem, taxistas e garçons, por exemplo, precisam estar aptos para atender o turista com deficiência. Temos o desafio de informar e ampliar as condições para que o visitante desfrute do turismo de aventura, de luxo e cultural, por exemplo”, reforçou.

Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma das premissas do Ministério do Turismo. Desde 2004, a pasta desenvolve programas para valorizar e inserir a sustentabilidade no setor.

Entre as ações já realizadas estão o Programa de Regionalização, o Programa Talentos do Brasil Rural, o Viaje Legal, o Viaja Mais Melhor Idade, a Produção associada ao turismo (artesanato e turismo de base comunitária, entre outros) e o Programa Turismo Acessível.

Em 2013, o Ministério lançou o Programa Turismo Sustentável e Infância com foco no enfrentamento à exploração de crianças e adolescentes no turismo brasileiro. Nos últimos dois anos, foram distribuídos mais de 720 mil materiais informativos sobre a campanha e cerca de 110 mil pessoas foram mobilizadas em todo o País.

De acordo com Maria de Fátima Stephan, representante de uma agência de turismo acessível especializada em oferecer pacotes nacionais e internacionais, o setor ainda carece de informação para que possa oferecer ao cliente serviços de qualidade.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo