Portal Brasil

Unidade de Controle do Espaço Aéreo recebe nova estrutura

Novo local terá sala de monitoramento, auditório, sala técnica equipada para sistemas que auxiliam o tráfego aéreo


por Portal Brasil


publicado:
28/09/2015 16h14


última modificação:
28/09/2015 16h14

O Núcleo do Centro de Gerenciamento Técnico (NuCGTEC), do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), passará a operar em uma nova estrutura. A unidade se prepara para realizar o monitoramento contínuo de todos os equipamentos de radar, auxílios à navegação, meteorologia, telecomunicações e tecnologia da informação operacional relativos ao espaço aéreo brasileiro. A construção, com término previsto para novembro, vai proporcionar a integração de mais equipamentos e sistemas.

O novo local terá sala de monitoramento, auditório e sala técnica equipada com infraestrutura de redes. A construção está sendo feita por meio de estruturas modulares denominadas Estação Modular Multi Funcional Transportável (EMMUT).

“Esse tipo de estrutura, além das vantagens de custo e tempo, sem abrir mão da qualidade funcional e estética, pode também ser desmontada e deslocada para qualquer outro local conforme necessidade”, explica o Diretor do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), Coronel Engenheiro Dalmo José Braga Paim.

A unidade está sendo construída no PAME-RJ, que executa as atividades relacionadas ao suprimento e à manutenção de equipamentos de controle do espaço aéreo, detecção de defesa aérea, e de telecomunicações do Comando da Aeronáutica. No total, 43% do projeto já está concluído.

O coronel Paim destaca ainda os resultados que serão gerados pelas instalações. “A inoperância de um radar, ou sistema de telecomunicações, por exemplo, pode levar a uma reorganização do tráfego aéreo. O NuCGTEC, em sua nova estrutura, vai reduzir as indisponibilidades de equipamentos, evitando mudanças que afetem os passageiros”, afirma.

O NuCGTEC será capaz de disponibilizar informações mais precisas e em tempo real a diversas unidades, como o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) e o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), entre outros. O núcleo também poderá realizar intervenções remotas nos equipamentos e sistemas, fornecer indicadores para apoio ao planejamento, analisar riscos para supressão de vulnerabilidades, gerenciar as manutenções preventivas e controlar as corretivas.

“O maior desafio nessa empreitada é a heterogeneidade dos equipamentos a serem monitorados e a dispersão geográfica do sistema, mas esses fatores não intimidaram a equipe do PAME-RJ, tendo em vista os diversos equipamentos já sob monitoração da unidade”, finaliza o diretor.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Força Aérea Brasileira