Portal Brasil

Vila Olímpica oferece serviço de check-in remoto para agilizar embarque

Cerca de 80% das delegações devem utilizar o serviço. Aeroportos terão pico de movimentação nesta segunda-feira (22)


por Portal Brasil


publicado:
22/08/2016 13h46


última modificação:
22/08/2016 14h12

Os atletas, técnicos e demais membros de delegações esportivas, que começaram a deixar o Brasil após os Jogos Olímpicos Rio 2016, contam com 75 estações de check-in e despacho remoto de bagagens na vila olímpica. Os recursos foram ativados no último domingo (21) para atender ao fluxo do local.

A estimativa é que 80% dos moradores da vila utilizem o serviço, que deve ficar disponível até terça-feira (23). A iniciativa tem como objetivo dar celeridade ao processamento de bagagens e ao encaminhamento de passageiros no auge da movimentação do Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão.

Nesta segunda-feira (22), os nove principais aeroportos monitorados pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil durante o evento devem receber cerca de 370 mil viajantes. A lista conta com o aeroporto de Guarulhos, Galeão, Santos Dumont, Congonhas, Viracopos, Brasília, Confins, Salvador e Manaus.

Check-in e despacho remoto

Cada passageiro fará o seu próprio check-in até 8 horas antes da decolagem prevista. Os atletas, divididos por delegações, deverão se dirigir aos balcões para apresentação de documentação e realização da pesagem e identificação de bagagem. O Comitê Rio 2016 estima que cada atleta deve despachar quatro volumes, incluindo equipamentos especiais.

Aproximadamente 120 caminhões transportarão cerca de 28 mil malas da Vila Olímpica para o aeroporto do Galeão. Em seguida, as bagagens passarão pelos procedimentos de inspeção de segurança e, só então, serão levadas para os porões das aeronaves.

Para Paulo Henrique Possas, “além de facilitar o fluxo de passageiros, que já chegarão ao aeroporto prontos para embarque, o canal de despacho de bagagens desafoga a operação do aeroporto do Galeão, garantindo todas as medidas de segurança do processo”, explica.

Recomendações aos passageiros

Com o aumento do fluxo, os viajantes devem tomar algumas precauções para evitar transtornos. É recomendável que cheguem aos terminais com antecedência de, pelo menos, 3 horas para voos internacionais e 2 horas para domésticos. Também devem utilizar os meios disponíveis para agilizar alguns processos, como fazer o check-in pela internet ou celular bem como portar todos os documentos necessários para o embarque (passaporte e carteira de identidade).

“Para os voos domésticos, os viajantes também devem estar atentos às novas regras de segurança da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), como a retirada de notebook e de outros dispositivos eletrônicos na bagagem de mão”, recomenda o diretor do Departamento de Gestão Aeroportuária da Secretaria de Aviação, Paulo Henrique Possas.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério dos Transportes