Portal Brasil

Votação segue sem intercorrências no País, diz ministro da Defesa

Raul Jungmann informou que já são 498 municípios que contam com a presença das Forças Armadas neste domingo


por Portal Brasil


publicado:
02/10/2016 14h49


última modificação:
02/10/2016 14h49

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, anunciou na manhã deste domingo (02) que o 1º turno das eleições segue sem intercorrências nos locais com atuação das Forças Armadas. O número atendido aumentou para 498 localidades de 16 estados brasileiros com efetivo aproximado de 25,4 mil militares.

“Nessa madrugada, ocorreram três tentativas de incêndio em escolas do estado do Maranhão, mas que foram imediatamente resolvidas e não comprometeram a realização das eleições, que seguem sem impedimento em todo País”, explicou o ministro Jungmann.

A contribuição das Forças Armadas para realização do pleito eleitoral se dá tanto no apoio logístico como na segurança para garantia da votação e apuração. Até agora, 103 localidades de difícil acesso contam com o apoio logístico das tropas para o transporte de material e pessoal, como as urnas eleitorais e funcionários dos tribunais eleitorais.

Além do apoio logístico, as Forças Armadas participam da segurança em 395 localidades, com a finalidade de manter as condições necessárias para que a população possa exercer a cidadania e votar com tranquilidade, além de garantir a apuração. Estão sendo utilizados 1.243 viaturas, 4 blindados, 90 embarcações, 1 Navio Patrulha e 30 aeronaves da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Os estados que estão recebendo apoio, até o momento, são Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte, Tocantins, Rio de Janeiro, Piauí, Goiás, Paraíba, Maranhão, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Roraima.

O Rio de Janeiro é o estado com o maior número de militares em atuação. São 6,5 mil militares atuando em 11 localidades (Rio de Janeiro, Belford Roxo, Magé, Campos dos Goytacazes, São Gonçalo, Macaé, Queimados, Japeri, Nova Iguaçu, São João do Meriti e Duque de Caxias).

Os estados do Centro-Oeste, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, estão com efetivo de aproximadamente 2,3 mil militares. Desses, cerca de 200 militares estão na cidade de Itumbiara (GO). Na região Norte, as Forças Armadas atuam em seis estados (PA, AP, AM, AC, TO e RR) com aproximadamente 7,7 mil militares.

Para o Nordeste foi solicitada a presença das tropas nos estados do Maranhão, Paraíba, Alagoas, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte, onde o efetivo é de cerca de 6,1 mil representantes da Marinha, do Exército e/ou da Aeronáutica. Só o Maranhão conta com o emprego de cerca de 1,3 mil militares, dos quais cerca de 500 estão em São Luís.

Além desse efetivo, cerca de 2,8 mil militares estão de prontidão para caso sejam acionados. O custo estimado dessa operação no 1º turno das eleições, a cargo do TSE, é de R$ 23 milhões.

As localidades e o período de atuação das Forças Armadas são definidos conforme os termos de requisição do Tribunal Superior Eleitoral. O número de municípios atendidos e do efetivo empregado pode aumentar, conforme novas solicitações do TSE.

Fonte: Ministério da Defesa