Portal Brasil

Pesquisa vai mapear práticas culturais dos brasileiros

Objetivo do levantamento é qualificar a gestão pública e a produção de conhecimento na área cultural a partir de indicadores


por Portal Brasil


publicado:
11/04/2016 11h00


última modificação:
11/04/2016 16h57

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) fará, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), uma pesquisa para identificar práticas culturais dos brasileiros. De acordo com o diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais do MinC, Pedro Vasconcellos, a pesquisa será realizada no início do segundo semestre deste ano, alcançando no mínimo três mil domicílios em todo o País.  

“A pesquisa dará sequência a uma série histórica usada para monitorar as metas 20 e 28 do Plano Nacional de Cultura [PNC], mas irá além das práticas culturais tradicionais, como ir ao cinema ou teatro, e olhará para práticas de rua, periferia, criação, redes, coletivos, grupos que se ampliaram muito, mas nenhuma pesquisa do gênero captou”, resumiu.

A meta 20 do PNC diz respeito à média de livros lidos fora do aprendizado formal por ano, por cada brasileiro. A meta 28 se refere à frequência da população em equipamentos culturais.

Objetivos

A pesquisa sobre práticas culturais será um dos produtos do acordo de cooperação que está sendo construído entre MinC e Ipea. O intuito do MinC com o acordo é qualificar a gestão pública e a produção de conhecimento na área cultural a partir da geração e organização de dados e indicadores, permitindo uma mensuração mais detalhada das políticas públicas e de seus resultados, bem como do tamanho e impacto da cultura na economia. 

Outro fruto desse acordo virá do projeto Radiografia do Brasil Contemporâneo, liderado pelo presidente do Ipea, Jessé Souza, e cujos resultados devem ser divulgados no final de abril. De acordo com o vice-presidente executivo do instituto, José Eduardo Romão, trata-se de uma pesquisa qualitativa que pretende, por meio de 600 entrevistas em profundidade feitas em todo o País, captar o capital social e cultural resultante dos últimos 15 anos de políticas de desenvolvimento e combate às desigualdades. 

“O que o Ipea fez foi compreender, para além da ascensão de renda, quais aquisições a população obteve naquilo que se denomina capital cultural nesse período e como isso foi assimilado por diferentes classes”, explica.

O acordo de cooperação entre MinC e Ipea deverá abarcar ainda estudos sobre políticas do MinC relacionadas ao Cultura Viva, ao Vale Cultura, à Lei Rouanet, além da circulação de serviços e obras no ambiente digital.