Quase 30% das residências brasileiras já contam com serviço TV fechada; 60,33% do total recebe o sinal via satélite (DHT) enquanto TV a cabo corresponde a 38,98% do mercado
por Portal Brasil
publicado:
29/06/2015 16h19
última modificação:
29/06/2015 16h19
O Brasil fechou maio de 2015 com 19,72 milhões de acessos de TV por assinatura, de acordo com novo balanço da Anatel. No quinto mês deste ano, o serviço estava presente em 29,8% dos domicílios brasileiros. O número mostra uma pequena redução no total de assinantes do serviço, que em abril deste ano contava com 19,76 milhões de acessos em todo o País.
De acordo com o levantamento da Agência, a maioria das casas brasileiras que contam com o serviço, 60,33% do total, recebe o sinal via satélite (DHT). São 11,89 milhões de acessos. Já a TV a cabo tem 7,68 milhões de assinaturas, o que corresponde a 38,98% do mercado. A fibra óptica leva o serviço a 121,9 mil residências brasileiras, sendo responsável por 0,62% do total de assinantes.
Entre as operadoras, o grupo Telmex (Claro, Embratel, Net) lidera o mercado com 10,1 milhões de assinantes (51,7%). Em seguida está a Sky/Direct TV, com 5,69 milhões de clientes (28,9%). Em maio, a Telefônica foi a única empresa a aumentar sua base de assinantes, segundo a Anatel, passando de 798 mil para 807 mil acessos.
Serviços de TV paga no País
O principal impulso para o crescimento da TV por assinatura foi a lei n.º 12.485, sancionada em setembro de 2011 e que entrou em vigor um ano depois. A nova lei abriu o mercado de TV paga para as empresas de telecomunicações e reduziu as restrições ao capital estrangeiro no setor.
Com as mudanças, a Anatel aprovou um novo regulamento simplificando as normas para o serviço. Desde março de 2012, por exemplo, os interessados em prestar serviços de TV por assinatura não precisam mais participar de licitações.
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