Portal Brasil

A duas semanas dos jogos, tocha passará por locais históricos do Rio

Chama Olímpica passará por destinos históricos tombados e por reconhecidos polos culturais, como Paraty, Teresópolis e Petrópolis


por Portal Brasil


publicado:
25/07/2016 17h01


última modificação:
26/07/2016 10h44

Entre os dias 25 e 31 de julho, a chama olímpica sairá de São Paulo rumo ao Rio de Janeiro. No caminho, a tocha passará por locais históricos tombados e por reconhecidos polos culturais do País, como Paraty, Teresópolis e Petrópolis, no Rio de Janeiro.  

Em Paraty, onde a tocha chega na quarta-feira (27), o conjunto arquitetônico e paisagístico da cidade foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1958. Em 1966, a cidade recebeu o título de Monumento Nacional e teve o entorno do conjunto arquitetônico e paisagístico tombado em 1974.

Além da beleza natural, a cidade teve importante papel histórico como elemento de ligação entre as capitanias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Paraty também é reconhecida por abrigar, anualmente, a Feira de Literatura Internacional (Flip).  

Petrópolis

Com diversos espaços públicos, monumentos e palácios tombados, a tocha também segue por Petrópolis. Entre os pontos turísticos, estão o Museu Santos Dumont, que costumava ser casa de veraneio do aviador, construída em 1918; e o Palácio Imperial de Petrópolis, atual Museu Imperial.

O museu reúne objetos representativos dos reinados de D. Pedro II e sua família, como mobiliário, pinturas, esculturas, prataria, porcelanas, cristais, peças de indumentária, além das coroas Real e Imperial. O palácio era um dos locais preferidos do imperador e de artistas e intelectuais de várias épocas, como Nair de Teffé, Rui Barbo e o Barão do Rio Branco, que se instalaram em suntuosas mansões.

Teresópolis

A tocha chega em Teresópolis, localizada no topo da Serra, no dia 30 de julho. Teresópolis  “Cidade de Teresa”  é uma homenagem a Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II, que no final do século passado encantou-se com as belezas naturais da região, onde passava férias e descansava com a família.

Ao todo, o símbolo olímpico pernoitará em 83 municípios, totalizando aproximadamente 12 mil milhas aéreas e 20 mil km terrestres percorridos, até a chegada ao Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto, momento em que se dará o acendimento da pira olímpica e início dos Jogos Olímpicos do Rio de 2016. Até esse dia, calcula-se que pelo menos 12 mil pessoas se revezarão na condução da tocha, cada uma por 200 metros, em média.

Confira todas as cidades por onde a tocha passará ao longo da semana

  • Dia 25: Ilha Bela (SP)
  • Dia 26: Suzano (SP), Mogi das Cruzes (SP), Jacareí (SP), São José dos Campos (SP)
  • Dia 27: Taubaté (SP), São Luiz de Paraitinga (SP), Ubatuba (SP), Paraty (RJ)
  • Dia 28: Rio Claro (RJ), Resende (RJ), Barra Mansa (RJ), Volta Redonda (RJ)
  • Dia 29: Barra do Piraí (RJ), Vassouras (RJ), Paraíba do Sul (RJ), Três Rios (RJ), Petrópolis (RJ)
  • Dia 30: Teresópolis (RJ), Gaupimirim (RJ), Cahoeiras de Macacu (RJ), Nova Friburgo (RJ)
  • Dia 31: Cordeiro (RJ), Itaocara (RJ), São Fidélis (RJ), Campos do Goytacazes (RJ), Conceição de Macabu (RJ) e Macaé (RJ)


Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Cultura