Portal Brasil

Aberto ao diálogo, governo recebe apoios diversos para retomar o crescimento

Presidente em exercício, Michel Temer, recebeu representantes de diversos setores para ouvir e solucionar demandas

O diálogo é uma das principais marcas destes 100 dias de governo do presidente em exercício, Michel Temer. Em pouco mais de três meses, foram realizados encontros com prefeitos, governadores, deputados, senadores, representantes de entidades da sociedade civil e de empresários.

Além desses encontros, uma novidade: Temer se reuniu com presidentes das Assembleias Legislativas estaduais e distrital. Foi a primeira vez, em 52 anos, que o presidente da República recebeu os parlamentares dos Estados para dialogar. A disposição à conversa vem resultando em diversas manifestações de apoio e confiança ao novo governo. Confira abaixo alguns dos apoios que o presidente em exercício já recebeu:

Apoio da bancada feminina no Congresso NacionalTemer se reuniu, em 19 de maio, com 20 congressistas da bancada feminina da Câmara dos Deputados. Entre os assuntos discutidos esteve a presença de mulheres no primeiro escalão do governo. 

Maiores centrais sindicais do Brasil manifestam apoio ao presidente: Representantes de quatro centrais sindicais – UGT, Nova Central Sindical, Força Sindical e CSB – reforçaram o apoio ao presidente durante um almoço no Palácio do Jaburu, em 10 de junho. As entidades representam cerca de 60% dos sindicatos do País, com quase cinco milhões de trabalhadores.

Os representantes das centrais afirmaram que as medidas que o governo pretende implementar, como as da área fiscal e as relacionadas à Previdência e Trabalho, são emergenciais.

Apoio da Organização Mundial do ComércioO diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, elogiou o empenho do governo brasileiro para reverter o cenário de recessão econômica no País. A afirmação foi feita após uma reunião com o presidente em exercício, Michel Temer, em 13 de junho, no Palácio do Planalto, para aprofundar as relações entre o governo brasileiro e a OMC.

“Continuamos sempre interessados em avançar no diálogo com o Brasil, facilitando a inserção do País no comércio internacional”, afirmou Azevêdo.

Fenabrave manifesta “total apoio” ao governo federalDonos de concessionárias de veículos, representados pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), também se encontraram com o presidente em exercício, Michel Temer. Durante o encontro, realizado no Palácio do Planalto, em 7 de julho, o presidente da entidade, Alarico Assumpção Jr., mencionou a confiança do setor nas medidas econômicas adotadas pela atual gestão. “Viemos trazer total apoio à gestão”, afirmou Assumpção Jr.

Governo Temer recebe manifesto de confiança de 46 entidades do agronegócio: Durante a realização do Agribusiness Forum 2016 (GAF 16), maior evento mundial do setor, em 4 de julho, Cesário Ramalho da Silva, presidente do fórum, afirmou que o setor agropecuário brasileiro tem apoiado “fortemente”, desde o início, o governo do presidente Michel Temer. Temer ainda recebeu de representantes do agronegócio um manifesto de confiança no governo assinado por 46 entidades.

Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) manifesta apoio a governoFoi a primeira vez que um presidente participou de almoço na sede da entidade. Em carta entregue a Michel Temer em 12 de julho, a Frente Parlamentar avaliou que o governo em exercício tem capacidade para reorganizar a economia e fazer reformas estruturais, além de readquirir a confiança do setor privado e fazer o Brasil voltar a crescer.

Ex-presidente americano Jimmy Carter declara “apoio total” ao governo TemerO ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter encaminhou uma carta parabenizando o ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Torquato Jardim, pela nomeação ao cargo, em 14 de junho.

No texto, Carter expressa que Torquato e Temer têm “total apoio” da Fundação Carter, conduzida pelo político e sua esposa, Rosalynn Carter, e ainda afirma que o ministro terá um papel “vital para salvaguardar os valores democráticos do Brasil”.

Empresários manifestam apoio a Temer para que governo toque reformas: Representantes do Instituto Talento Brasil expressaram confiança em medidas saneadoras da economia que asseguram ao País condições para voltar a crescer, durante encontro com o presidente em exercício, Michel Temer, no Palácio do Planalto, em 10 de agosto. O Instituto Talento Brasil é um grupo que reúne empresários, executivos e profissionais liberais.

Industriais do setor químico falam em otimismo com retomada do crescimento em reunião com Temer: Com faturamento de US$ 112 bilhões, empresas químicas empregam dois milhões de pessoas no Brasil e representam a sexta maior indústria no mundo. O encontro do presidente com dirigentes da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) ocorreu em 27 de julho.

Industriais do Nordeste reforçam apoio às medidas econômicas do governo: Em reunião com o presidente em exercício, Michel Temer, em 19 de julho, representantes de federações da indústria demonstram confiança na recuperação do Produto Interno Bruto (PIB) e na expansão dos investimentos do setor. Participaram da reunião, entre outros, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga, e o presidente do Conselho Nacional do Sesi, João Henrique de Almeida Sousa.

Federação Brasileira de Bancos apoia e acompanha expectativas positivas do governo: O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, afirmou, no dia da posse de Michel Temer, em 12 de maio, por meio de nota, que o presidente assumiu o cargo em momento difícil, “mas acompanhado de expectativas positivas”. Na nota, o presidente da Febraban informou que a entidade se empenhará para colaborar com o governo e reiterou seu compromisso de trabalhar “pelo bom funcionamento do sistema bancário e pelo desenvolvimento sustentável do Brasil”.

Tribunais de Contas manifestam apoio às medidas econômicas do governo: Em encontro com o presidente em exercício, Michel Temer, em 18 de agosto, no Palácio do Planalto, os presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil manifestaram disposição para apoiar o governo nas medidas de ajuste fiscal.

Essa foi a primeira vez que um presidente da República recebeu o sistema de Tribunais de Contas, apontou Valdecir Pascoal, presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e conselheiro do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE/PE).

Fonte: Portal Brasil, com informações da CNIFebraban, FenabraveAbiquim