Portal Brasil

Aeronáutica assina contrato para locação de Boeing

Intenção é utilizar o novo avião já durante os Jogos Olímpicos para o transporte de delegações e contingentes militares


por Portal Brasil


publicado:
09/06/2016 00h00


última modificação:
10/06/2016 12h17

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, confirmou, nesta quinta-feira (09), assinatura do contrato de locação de uma aeronave Boeing 767-300ER. O anúncio foi feito durante a solenidade de comemoração do Dia do Correio Aéreo Nacional (CAN) e do Dia da Aviação de Transporte, realizada na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro. 

A intenção é utilizar o novo avião já durante os Jogos Olímpicos, uma vez que a estimativa é que a aeronave chegue ao Brasil em julho. O Boieng ficará disponível para eventual transporte de delegações e contingentes militares na Rio 2016

Além disso, a aeronave também permitirá à FAB cumprir outras atividades determinadas pelo Ministério da Defesa, como: a troca do contingente militar brasileiro que atua nas missões de paz no Haiti e no Líbano, resgate de nacionais em áreas de conflito, atividades científicas e humanitárias, além de outras missões que exijam o apoio das Forças Armadas.  

Transporte de longo alcance

O Boeing 767-300ER tem capacidade para 254 passageiros e 43,8 toneladas de carga (payload). Com custo de manutenção mais baixo que o C-130 Hércules, o 767 pode voar, por exemplo, de Tóquio a Brasília com apenas uma escala. 

A nova aeronave vai substituir os KC-137 (Boeing 707), desativados em junho de 2013, após 27 anos de operação na FAB. 

O documento de locação da aeronave foi assinado na quarta-feira (8), em Washington DC, Estados Unidos. A empresa vencedora da licitação foi a Colt Transporte S.A. O contrato, no valor de U$ 19,777 milhões, tem duração de três anos, prorrogável por mais um, e inclui a manutenção e o seguro da aeronave. 

 

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Defesa